Publicidade

Kim utilizou o tempo de liderança do Democratas para se desculpar publicamente sobre sua fala no Flow Podcast. Foto: Câmara dos Deputados

Arrependido

Em plenário, Kataguiri pede desculpas por fala relacionada ao nazismo

15.02.2022 21:27 0

Notícia Em
Publicidade

Durante a sessão plenária da Câmara desta terça (15), o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) utilizou o tempo de liderança de sua legenda para se pronunciar sobre a sua fala relacionada ao nazismo em um podcast, em que opositores entenderam que houve apoio do parlamentar ao regime alemão de extrema direita. O parlamentar se desculpou pela fala, e afirmou repudiar o nazismo.

“Durante a minha participação no podcast, o apresentador Monark afirmou que era favorável à possibilidade jurídica da formação de um partido nazista. Ao ouvir a fala, eu deveria ter imediatamente repudiado a possibilidade. (…) Não foi o que eu fiz, lamentavelmente”, narrou o deputado, que também afirmou repudiar o nazismo e demais formas de autoritarismo.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.

Kataguiri continuou o discurso, alegando ter também falhado em responder de forma concisa uma pergunta da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), “dando a impressão de que eu era favorável à livre circulação do ideário nazista, (…) quando na verdade o que eu queria era defender o acesso às obras históricas relacionadas ao nazismo para que os seus horrores fossem expostos”.

Publicidade

O deputado também afirmou ter dialogado desde então com autoridades da comunidade judaica no Brasil, e que enxerga Israel como exemplo de “democracia e respeito aos direitos humanos e individuais”, e que estava à disposição da comunidade judaica para conversar sobre o ocorrido e se desculpar pela fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie