Publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)[fotografo]Pablo Valadares/Câmara dos Deputados[/fotografo]

Escolha de Aécio para Relações Exteriores gera mal estar entre PSL e Lira

04.03.2021 11:25 14

Publicidade

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de agir em favor do ex-presidenciável e deputado Aécio Neves (PSDB-MG) na definição da presidência da Comissão de Relações Exteriores provocou insatisfação no PSL. O partido comandou o colegiado em 2019 com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e quer manter em 2021 a coordenação com Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP).

>Partidos deixam caminho livre para eleição de Bia Kicis na CCJ

Lira comunicou na semana passada a deputados do PSL que o comando da comissão será dado ao mineiro. Integrantes do partido veem nisso uma quebra de acordo já que o presidente da Câmara prometeu em sua campanha respeitar a proporcionalidade. O PSL tem 20 deputados a mais que o PSDB.

Aécio negociou diretamente com Lira a presidência da comissão. Os dois são próximos e o deputado do PP tem ajudado o mineiro na guerra contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ainda que o partido tenha ficado formalmente no bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), Aécio levou muitos votos do PSDB para Lira. O mineiro tem ficado longe dos holofotes desde que foi flagrado no escândalo da JBS em 2017, mas nos últimos dias ele tem ensaiado um retorno ao centro do debate político.

Publicidade

O PSL acha importante manter o comando da comissão para que o grupo atue em sintonia com o Ministério das Relações Exteriores. O Congresso em Foco falou com um integrante do partido, que evitou adiantar se o PSL vai adotar uma postura de confronto com Lira, mas disse que caso Aécio seja confirmado no comando do grupo, a bancada demonstrará sua insatisfação com o presidente da Câmara.

O acordo para a definição da presidência das comissões deve ser fechado em reunião de líderes que começa às 15h desta quinta-feira (4). A instalação oficial das comissões pode ser adiada para semana que vem por conta do foco na votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que foi aprovada nesta quinta pelo Senado e será analisada pelos deputados em seguida.

 

Publicidade
Publicidade

14 respostas para “Escolha de Aécio para Relações Exteriores gera mal estar entre PSL e Lira”

  1. Idesoro disse:

    Esse cheirador aí era outro que devia estar preso.

  2. adriana vasconcelos disse:

    Hipócritas! Nesta Câmara Federal para onde se olha vê-se mentecaptos e mentecaptas canalhas. Ora Aecio, um ignobil chantagista e desonesto, ora um tal de Lira, escondido na obscuridade de um legislativo lobista e perverso – o senhor das Alagoas, povo abandonado na mao de um peçonhento. Outro, ah o príncipe de uma perna só, plantonista das oportunidades na qual se vende pelas costas oferecendo seu fiofo p quem paga o menos- tds macomunados na defesa dos interesses norte-americanos contra a sociedade brasileira: q razao querem ‘trabalhar’ justo nesta comissão?! E os demais, de tao inacapazes p o trato legislativo se amontoam nos puleiros fétidos de suas salas desagradaveis ávidos pela brecha q os leve ao inferno. Desgracados! Medonhos! Inúteis!

  3. Robson Gonçalves disse:

    Brasil no buraco, corrupção no alto escalão do poder, pobreza aumentando, incompetência total, inflação informada mentirosa, salário mínimo despencando, desemprego aumentando, morrendo muito mais pessoas do que deveria com a pandemia. Oh!!! saudades do Lula!!!! Se for liberado para candidatar recebe meu voto, de toda minha família e farei campanha ferrenha a favor dele. O resto é só RESTO.

  4. Rafael Silva disse:

    Por essa e outras que falo, não apoiem a reforma administrativa senão será tudo assim, ai já era tudo de vez. Eles vão ampliar cada vez mais esses cargos indicados. Tem que acabar com essa aberração de cargo comissionado e entrar tudo via concurso.

  5. re.rosal disse:

    Quanta saudade dos 300 picaretas!

  6. Vicente Carlos Fernandes disse:

    Uma mão lavando a outra. Quando será que esse congresso será passado a limpo?

  7. ADM disse:

    Essa é a punição que recebeu pelo(s) crimes e desvios praticados.Cada vez mais acredito que unica coisa eficaz que podemos fazer nesse regime e com esses politicos que temos é a abstenção total das urnas nos próximos pleitos.Uma abstenção ai na casa dos 89-90% talvez dê uma bela sacudida, na corja de politicos e em nós mesmos.

  8. Antonio Paim disse:

    “Ele voltou! O boêmio voltou novamente…” O Brasil infelizmente não tem jeito com esses representantes. Entra ano e sai ano e tudo continua na mesma coisa.

  9. Eolo Spiro disse:

    Aécio é o menino de ouro do Fernando Henrique Cardoso… Em suma… dois dejetos fecais a deixar o Brasil ainda mais fedido, o primeiro nem se fala das provas… O segundo foi salvo pelo STF… Aquela instituição povoada de gênios e genocidas… Que deixaram num propósito condenável de prescrever o crime cometido pelo senhor FHC…..

  10. Mac Adss disse:

    eita Brasil sem futuro, uma pessoa que deveria estar preso, agora recebe cargo

  11. Ronaldo Dantas disse:

    Sério?!! Não aconteceu nada com esse cara? Com muito mais provas que noutros casos, fita gravada com a voz dele, não foi preso, não perdeu mandato, todos processos arquivados ou extintos. Que vergonha! Com a palavra o MP e justiça!

  12. Alice Lozano disse:

    Absurdo! Esse Aecio deveria ser cassado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie