Publicidade

Plenário do Senado Federal [fotografo] Marcos Oliveira/Agência Senado [/fotografo]

Exclusivo: um em cada três senadores está sob investigação da Justiça. Veja a lista

18.05.2020 17:54 17
Atualizado em 13.07.2020 17:51

Publicidade

* Por João Frey e Larissa Calixto. Levantamento Fábio Bispo e Lúcio Lambranho, especial para o Congresso em Foco

Dos 81 senadores da República, ao menos 27 são alvos de inquérito ou ação penal em alguma instância judicial do Brasil. O levantamento exclusivo do Congresso em Foco aponta haver 73 investigações abertas contra esses parlamentares.

A maior parte das apurações contra senadores está em estágio de inquéritos, que são investigações preliminares que podem ser concluídas sem que haja apresentação de denúncia. Já as ações penais partem de denúncia e podem resultar em condenações dos parlamentares.

Das 73 investigações, 27 são por suspeitas de corrupção, mas há casos diversos, como peculato, calúnia, formação de quadrilha, injúria e até violência doméstica contra a mulher.

Publicidade

Em 2019, eram 25 os senadores alvos de inquérito judicial, três a menos do que o levantado em 2020. Apesar do pequeno aumento registrado em relação ao ano passado, os números ainda são significativamente menores que os da legislatura anterior.  Em maio de 2018, 44 dos 81 senadores estavam sob investigação.

Os mais investigados são os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), que responde a nove inquéritos, quase todos decorrentes da Operação Lava Jato, Ciro Nogueira (PP-PI), com cinco investigações e Fernando Collor (Pros-AL), com quatro.

Já entre os partidos, os que mais têm senadores alvos de investigação são o MDB, com seis parlamentares, e o PSDB, com quatro.

No infográfico abaixo há detalhes sobre as investigações contra os senadores da República e também o posicionamento de todos os parlamentares que responderam ao contato da reportagem.

Publicidade
Publicidade

Em 2004 o Congresso em Foco se tornou o primeiro veículo do país a levantar as pendências criminais dos parlamentares. Dezenas de pesquisas sobre o tema foram feitas desde então pelo site, que passou a monitorar o assunto de forma sistemática.Responder a uma acusação criminal não implica culpa. Todos os investigados têm direito à ampla defesa. Em muitos casos o próprio Ministério Público conclui, ao longo das apurações, que não há elementos que justifiquem a abertura de uma ação penal, processo que pode resultar em condenação.

Mesmo quando são condenados, os réus ainda podem recorrer. Muitos recursos, no entanto, são apenas protelatórios ou buscam reduzir a pena para livrar o condenado da cadeia e substituir sua punição pela prestação de serviços.

17 respostas para “Exclusivo: um em cada três senadores está sob investigação da Justiça. Veja a lista”

  1. Edison Sampaio disse:

    Não vou aqui dizer q o Brasil é o paraíso dos ladrões porque isso seria depor contra nosso Povo, q é humilde e trabalhador, sendo q a grande maioria é honesta. Mas afirmo q os eleitores são extremamente relapsos, pouco atentos e talvez isso ocorra prq somos mantidos assim pelos condutores de nosso Brasil e, esses sim (!), um bando de raposas, hienas e ratos em sua grande maioria. Os raros “honestos” são omissos diante do descalabro, o q significa q são farinha do mesmo saco. Estamos é lascados!

  2. RICARDO C RUSSO disse:

    É MAIS DO QUE UMA VERGONHA.

  3. Jocelin Machado de Oliveira disse:

    Nós temos um Congresso Nacional podre, principalmente o Senado Federal. E como têm foro privilegiado tudo acaba em pizza no Supremo Circo, onde os inquéritos mofam por anos nas gavetas. Não é mesmo Renan, Aécio…???

  4. É pouco, tinham de ser todos. mas quantos serão presos e perderão os benefícios? Nenhum. Já sabemos.

  5. Lucca Di Rossi disse:

    NÃO TEM JUIZ COM CORAGEM PARA PUNIR SENADORES NESTE PAIS, TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM FAVORES, PORTANTO NENHUM PROCESSO CHEGA AO STF E O QUE CHEGA É ENGAVETADO, SIMPLES ASSIM, OS JUIZES DO STF E STJ SÃO MEDROSOS E DEVEM FAVORES, PORTANTO JAMAIS CONDENARÃO UM POLITICO DESTE CONGRESSO CORRUPTO. JUÍZES DOS TRIBUNAIS DEVERIAM SER CONCURSADOS E NÃO INDICADOS, ASSIM ACABARIA ESTA BAGUNÇA E IMPUNIDADE.

  6. lucas dean disse:

    MAS SÓ ENXERGAM O FILHO DO PRESIDENTE…PATETICO.

    • Vai mimimi bolsonarista? Você não falou isso quando estavam investigando o Lula né? Que engraçado..

      • luiz disse:

        Não se compara. Já ouviu falar em Mensalão ?? Em Petrolão ?? Em empréstimos sem garantias pra Cuba, pra Venezuela, pra vários países da África e América Latina ?? Dos desfalques nos fundos de pensão dos Correios e do BB ?? De milhões de US$ em depósitos no exterior e recuperados pela Lava-Jato ?? E de vários outros esquemas de propinas e pixulecos ?? Não ??? Então meu caro você deve ser daqueles militantes que repetem sem questionar os mantras do ParTideco mais corruPTo do universo. Sinto muito.

        • Olha o discurso pronto do bolsoléro. Não defendo Lula, PT, político algum ou muito menos partido. Mas a hipocrisia de vocês é algo escandaloso. Agora que a família do Bolsonaro está sendo investigada, ficam nessa de que é perseguição, que não pode, que é vazamento.. Se você tem provas sobre isso tudo que você disse, apresente..Mas Brasil é assim..Só pobre fica preso e sofre. Por isso, mais um motivo pra odiar politicagem e nosso sistema, que graças a sua sociedade, é assim. Sociedade que tem político de estimação e que cria grupos de fan clubes.

  7. João Batista disse:

    Fenomenal! Esse é, em grande parte, o nosso parlamento. Soma-se, também, lá do outro lado os deputados. Como a sociedade pode esperar algo dessas figuras? Infelizmente, temos uma Constituição que tem mais direitos do que deveres, elaborada e votada por eles, antigos e atuais.

  8. luiz disse:

    Quem tem poder tem oportunidade de privilégios, de renda, de esquemas, de corrupção e de impunidade. Isso acontece no executivo, no judiciário e no legislativo. E ninguém faz nada, muito menos o povo, que insiste em votar sempre nos mesmos pilantras, ou por ignorância ou por cega militância partidária. Desisti do Brasil

  9. Vander Farias Nascimento disse:

    Deveriam fazer como aquele ex-presidente do Peru, que aceitou a propina da Odebrecht, lesou os cofres públicos, e reconheceu o erro, e o crime lesa-pátria, e consequentemente se matou. Isto é amar o país. A inelegibilidade deveria ser eterna para os condenados e não de 8 anos.

  10. Antonio Aparecido Christófalo disse:

    Na minha opinião, o Congresso Nacional é uma instituição caríssima, ineficiente e que não traz nenhum resultado prático ao país! Como resolver isso? Não sei!

  11. Cláudio Cesar Lima disse:

    Embora em todos os casos haja o crime (seja em qual delito for), evidencia-se a corrupção e, ainda mais (evidencia-se) que acham-se acima da Lei, imunes, sentem-se à vontade para o uso da fanfarronice e espalham o poder do sentimento (ou da certeza) da impunidade. E isso mesmo vendo colegas sendo encarcerados, o cerco da polícia federal, o empenho em acabar com a corrupção em todos os setores. É paradoxal o modus operandi dessas pessoas…

  12. Rafael Noris disse:

    Senti falta no infográfico ou na matéria de informação sobre aqueles que não tem investigações. Fica a dica pra próxima vez 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie