Publicidade

André Mendonça é sabatinado por senadores. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Vaga no STF

Mendonça será aprovado por ao menos 55 votos, calculam senadores

e

01.12.2021 16:24 0

Notícia Em
Publicidade

O nome de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser aprovado com ao menos 55 votos favoráveis pelo plenário do Senado. A projeção foi feita há pouco pelos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Álvaro Dias (Podemos-PR).

Desde a manhã desta quarta-feira (01) Mendonça é sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, procedimento que ainda deve levar algumas horas. Porém, os senadores acreditam que a votação em plenário seja ainda hoje, principalmente pelo alto quórum registrado.

Nas contas da senadora, o indicado deve ser aprovado por ao menos 56 senadores. Já o senador paranaense, aposta em mais de 50 votos favoráveis. Líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias afirmou que o ex-advogado-geral da União atende aos requisitos constitucionais para ocupar uma cadeira do STF: reputação ilibada e notório saber jurídico.

Na sequência, o senador criticou o atual o sistema de escolha de integrantes da Corte. Segundo ele, o modelo dá margem para suspeição da atuação dos ministros e de suas decisões. O parlamentar defende substituir a indicação política pela “meritocracia”, com indicados das carreiras jurídicas e ainda mandato com tempo determinado.

Publicidade

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-advogado-geral da União, André Mendonça, se comprometeu em defender a democracia e o Estado laico durante sabatinado nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal.

Mendonça é cotado para a vaga do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que aposentou em julho deste ano. Para ser aprovado, o indicado também passará por uma votação secreta e precisa de pelo menos o quórum de 49 senadores a favor.

> Mendonça se compromete com imparcialidade e Estado laico. Acompanhe a sabatina

Publicidade
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie