Publicidade

Durante a votação desta terça-feira (11), Arthur Lira (PP-AL) atende a lideranças da oposição [fotografo]Cleia Viana/Câmara dos Deputados[/fotografo]

Oposição tenta “reduzir danos” em projeto que muda regimento da Câmara

12.05.2021 09:16 0

Publicidade

O plenário da  Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (11) a tramitação em urgência de um projeto de resolução que altera o regimento interno da Casa. Com isso, o texto será votado na sessão desta quarta (12). A avaliação de deputados de oposição é que o texto restringe o debate e facilita “tratoraços” da maioria. Diante dessa análise, oposicionistas tentam acordos para “reduzir os danos” causados pelo projeto.

 > Entenda, ponto a ponto, o que muda com a proposta

“A oposição não concorda com essa pauta, a oposição não tem possibilidade de votar favorável ou ter entendimento de que seria necessária essa mudança, mas não fugimos da responsabilidade de fazer o debate”, afirmou o líder da Minoria, Marcelo Freixo (Psol).

No fim da sessão desta terça, Freixo e o relator do projeto, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disseram que houve um acordo para aperfeiçoar o texto para que seja votado nesta quarta. Uma das condições para que se mantenham as modificações, no entanto, é que a oposição não obstrua a votação.

Publicidade

Mesmo com o acordo para redução de danos, oposicionistas seguem criticando o texto. Gleisi Hoffmann (PT-PR) chamou o texto de “atentado à democracia”. Áurea Carolina (Psol-MG), afirma que este é um projeto autoritário que impede a atuação da minoria.

O que diz o presidente

Arthur Lira (PP-AL) disse que a proposta de alterar o regimento para reduzir o tempo de fala e limitar sessões irá acabar “com as versões a respeito do que se vota, se produz e se debate no plenário desta Casa”.

“Talvez não seja o ideal, momentaneamente, para os que pensam que irão perder”, disse o presidente, no encerramento da sessão desta terça-feira (12).”Mas tenho certeza absoluta que, com estas mudanças regimentais, os debates nesta Casa serão mais produtivo, mais amplo, mais aberto, mais focado nas matérias que iremos aqui tratar.”

Publicidade
Publicidade

A proposta contou com oposição de parlamentares, o que não preocupou Lira: “Muito embora alguns ainda tenham posição contrária, iremos discutir amanhã.” Segundo o presidente, as tratativas sobre o Projeto de Resolução (PRC) que promove estas alterações vêm desde a semana passada e envolveram reuniões com líderes oposicionistas. O objetivo seria “proteger a Casa contra todos que querem, de fora para dentro ou de dentro para fora, denegrir a imagem do Legislativo.”

O texto tem autoria do deputado Eli Borges (SD-TO), e foi apresentado ainda em junho de 2019. A redação estava parada desde 2019 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo pinçada diretamente para o Plenário.

Leia a íntegra do projeto:

> Senado aprova PL que torna Pronampe permanente> PF pede que STF investigue Toffoli por suposta venda de sentenças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie