Publicidade

Relator do PL que retoma o voto de qualidade no Carf, o deputado Beto Pereira (PSDB-MS,) promete cinco mudanças no texto do governo. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados

Assista Relator vai baixar piso proposto pelo governo para julgamento no Carf

25.06.2023 09:34 0

Entrevista Em
Publicidade

O relator do Projeto de Lei 2384/23, que retoma o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o deputado Beto Pereira (PSDB-MS), tem trabalhado por longas horas na elaboração do parecer, que promete ao menos cinco pontos considerados por ele fundamentais para o fortalecimento da proposta. Entre eles, está um que mexe diretamente na raiz do projeto: o limite para que haja julgamentos favoráveis ao governo no caso de empates em demandas apresentadas junto ao Carf.

Hoje, o Carf acolhe pedidos de revisão tributária a partir de 60 salários mínimos, ou perto de R$ 80 mil. O projeto do governo prevê que esse número suba para mil salários mínimos, o que é considerado inviável pelo relator. Criado em 2009, o Carf é um colegiado formado por representantes da sociedade e do Estado, com a atribuição de julgar em segunda instância administrativa os litígios em matéria tributária e aduaneira. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que escolheu a dedo Pereira para relatar o texto, defende o meio-termo para a proposta, já deixando claro que o texto original do governo não será sacramentado.

Essa não é a única mudança que Pereira trará em seu parecer. O deputado também irá propor a quebra do monopólio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para o  Instituto da Transação. Com a medida, a Receita Federal poderá oferecer ao contribuinte descontos antes da inscrição na dívida ativa, o que, na análise do deputado, vai permitir que haja uma redução no custo operacional, facilitando a vida do cidadão.

A seguir, veja a entrevista concedida pelo deputado ao Congresso em Foco. Os principais trechos estão logo abaixo.

Publicidade

 

Congresso em Foco – Eu queria que o senhor falasse um pouquinho sobre o trabalho que culminou na relatoria do PL do Voto do CARF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie