Publicidade

Recursos destinados à Lei Rouanet foram bloqueados na gestão Bolsonaro, e serão destinados a mais de 1,8 mil projetos.

Lei rouanet

Ministério da Cultura libera R$ 1 bi bloqueados da Lei Rouanet

18.01.2023 21:12 0

Nota Em
Publicidade

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou em suas redes sociais que o ministério fará, até o final de janeiro, a liberação de R$ 1 bilhão para projetos aprovados via Lei Rouanet que foram bloqueados pela gestão anterior. Os recursos serão distribuídos em cerca de 1,8 mil projetos. De acordo com a ministra, o montante estava retido na pasta desde o início de 2022.

Na avaliação de Margareth, a decisão de reter o recurso não foi técnica, e sim política por parte da Secretaria Especial de Cultura durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente já adotava uma postura contrária à adoção da Lei Rouanet desde antes de seu mandato, e os esforços para limitar a sua aplicação foram motivo constante de conflito com a classe artística.

Além da liberação de verba, o ministério também prorrogou o prazo de 5 mil projetos de captação, cujo prazo de atendimento pelo governo havia vencido em 2022. Em comunicado, a ministra reforçou seu interesse em avançar com esses projetos: “A Lei Rouanet é importantíssima, pois garante o acesso da sociedade brasileira a uma cultura de qualidade que gera transformação”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie