Publicidade

Ministro Paulo Guedes não compareceu a audiência pública na Cãmara dos Deputados nesta quarta-feira. Foto: Edu Andrade/Ministério da Economia

PROMESSA DE PAULO GUEDES

Ministério da Economia divulga boletim para dizer que “crescimento em V” está se confirmando

19.05.2022 16:47 0

Nota Em
Publicidade

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia publicou nesta quinta-feira (19) um boletim com números e projeções para dizer que a previsão de “crescimento em V” da economia, sempre feita pelo ministro Paulo Guedes, estaria se confirmando.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

A tese do “crescimento em V” da economia feita por Guedes é que o país retomaria sua aceleração imitando os movimentos que são feitos para escrever a letra V. Primeiro, há uma linha para baixo e depois uma linha para cima. A linha para baixo teria sido desenhada durante a retração econômica provocada pela pandemia de covid-19. E, agora, superado o momento mais agudo da pandemia, o país se recuperaria com o início do desenho da linha para cima.

O boletim da SPE traz projeções de números para 2023 que indicariam a confirmação dessa tese de Paulo Guedes. Se em 2022 a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, é de 1,5%, o boletim projeta 2,5% para 2023. Se o PIB nominal para este deve ser de R$ 9,7 bilhões, a projeção para 2023 é de R$ 10,6 bilhões. Se a inflação (IPCA) acumulada para este ano está prevista em 7.9%. a previsão para 2023 é de queda para 3,6%. Assim, o Ministério da Economia projeta um retorno dos números para o que chama de “nível pré-crise”.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie