Publicidade

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. [fotografo] Marcos Corrêa/PR [/fotografo]

Representação de racismo contra Weintraub chega ao STF; veja a íntegra

14.04.2020 21:09 8

Publicidade

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de um inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por crime de racismo. O ministro publicou em suas redes sociais um texto e uma imagem debochando da China.

A representação foi protocolada pelo Psol e por um grupo de cidadãos anônimos. O relator da matéria é o ministro Celso de Mello.

Weintraub publicou no dia 4 de abril, uma imagem do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica, e fez piada trocando, assim como faz o personagem, o “r” pelo “l”. O ministro então associou a pandemia de coronavírus ao país, que é o maior parceiro comercial do Brasil, como se a China tivesse interesses na epidemia de covid-19.

No Brasil, quem pratica, induz ou incita discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, pode pegar de um a três anos de prisão e multa. A pena pode ser agravada se for praticada através de meios de comunicação, chegando a cinco anos.

Publicidade

Na procuração, o partido socialista afirma que “casos de xenofobia e racismo contra chineses, migrantes e descendentes de asiáticos em geral se multiplicaram no mundo e no Brasil”. “A estudante de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro Marie Okabayashi, por exemplo, registrou em vídeo o momento em que uma senhora a chamava de “chinesa porca” no metrô da cidade do Rio de Janeiro ainda em janeiro. O caso da estudante, que sequer possui ascendência chinesa, mas sim japonesa, chama a atenção para a construção social mais ampla da discriminação contra migrantes asiáticos e seus descendentes no Brasil e no ocidente de modo geral”, exemplifica a ação.

Veja a representação contra Weintraub na íntegra

8 respostas para “Representação de racismo contra Weintraub chega ao STF; veja a íntegra”

  1. Nivaldo Marques disse:

    Cadeia nele!

  2. Giovanni Lanzetta disse:

    comunistas covardes ,sempre propagandando odio ,isan os coitados dos afrobrasieliros para agredir eusar a lei antiraçismo a favor deles ,os pior raçistas so eles ainda nao vi um comunista casado com uma negra

  3. Giovanni Lanzetta disse:

    comunistas ,aceita o resultato das eleçoes o mito e o presidente doi meno ,voceis nunca vao conseguir voltar ao poder ,nunca mais

  4. Name disse:

    Psol não cansa de passar vergonha. Eles vêem racismo até no feijão preto.

  5. Valdir disse:

    Putz!
    Ainda vou descobrir o que que esse pessoal do PSol, daquele deputado DESQUALIFICADO, está fazendo no Congresso, além de todos os dias entrar com pedido de ação contra alguém do Executivo.
    Isso que é um partido que não tem um projeto sequer para beneficiar o povo brasileiro ou para melhorar o país.

    • Giovanni Lanzetta disse:

      que pais absurdo eo brasil chamar de ladroe e miliciano um honorado ministro ex juiz por um nojento depudato do psol nao e nada,fazer uma piada com os chines culpados de destruir milhares d evidas humans e acabar com a economia de dezenas de pais nao e nada para os esquerdopatas ,absurdo brasil

  6. Aristóteles Barros da Silva disse:

    Com relação a esse tal de Weintarde; só uma pergunta: De que cartola tiraram isso???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie