Publicidade

Filho do presidente, Carlos Bolsonaro é vereador pelo Rio de Janeiro. Foto: Renan Olaz/CMRJ

Desinformação

Instagram indica postagens de Carlos Bolsonaro como falsas

08.11.2021 09:54 0

Notícia Em
Publicidade

Publicações de Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador do Rio de Janeiro e filho do presidente Jair Bolsonaro, foram classificadas como falsas pelo Instagram. Em resposta, o vereador criticou o método de verificação das plataformas, e ironizou: “tem método e muito, mas muito, prudente, sofisticado e biografado”.

As postagens de Carlos traziam vídeo de 2015 do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento sobre a nacionalização de refinarias estrangeiras, em que ele afirma que o alto preço da gasolina e do gás de cozinha são justificados pela doação de refinarias da Petrobras à Bolívia. O Instagram afirma que as filmagens foram tiradas de contexto, já que a refinaria foi vendida para a Bolívia por US$ 112 milhões em 2007.

“Acho que o ex-presidiário e seus comparsas esqueceram de apagar isso aqui. O gás de cozinha está caro, assim como outras coisas? Nada é um fato isolado e qualquer inocente sabe disso (…)”, escreveu na legenda da primeira publicação. O conteúdo foi marcado como falso pela rede social.

Foto: reprodução/Instagram

Em seguida, o vereador compartilha novamente o vídeo e dispara: “Vídeo sem edições do ex-presidiário por suas próprias palavras sem qualquer comentário de ninguém. Será falso também, “checadores”?Aguardemos e tirem suas conclusões”. O Instagram marcou novamente a publicação como falsa.

Publicidade

Foto: reprodução/Instagram

Em uma terceira tentativa, dessa vez sem o vídeo, Carlos Bolsonaro criticou novamente a plataforma e os métodos de verificação das publicações.

“Chegamos num momento do mundo em que colocar um vídeo de um ex-presidiário falando por si mesmo, sem nenhum comentário do autor da postagem sobre o fato exposto, sem edição alguma, somente com a fala do próprio petista é considerado falso pelos ‘checadores’. Tem método e muito, mas muito, prudente, sofisticado e biografado”, escreveu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade
Publicidade

Uma publicação compartilhada por Carlos Bolsonaro 🇧🇷 (@carlosbolsonaro)

> Família Bolsonaro é citada mais de 400 vezes em relatório da CPI

> Para PGR, Bolsonaro não cometeu crime ao ameaçar STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie