Publicidade

Simulação de atendimento a paciente com coronavírus em Manaus[fotografo]Alex Pazzuelo/Semcom/Prefeitura de Manaus[/fotografo]

Lewandowski manda governo federal agir “imediatamente” para sanar colapso em Manaus
Publicidade

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (15) que o governo federal “promova, imediatamente, todas as ações ao seu alcance para debelar a seríssima crise sanitária instalada em Manaus, capital do Amazonas, em especial suprindo os estabelecimentos de saúde locais de oxigênio e de outros insumos médico-hospitalares”.

A decisão é liminar (provisória) e atendeu, em parte, aos pedidos feitos por PT e PC do B na quinta-feira (14). Os partidos protocolaram a demanda em meio ao colapso do sistema de saúde público e privado no Amazonas.

Lewandowski determinou ainda que:

  1. o governo federal apresente ao STF, em 48 horas, “um plano compreensivo e detalhado acerca das estratégias que está colocando em prática ou pretende desenvolver para o enfrentamento da situação de emergência, discriminando ações, programas, projetos e parcerias correspondentes, com a identificação dos respectivos cronogramas e recursos financeiros;
  2. atualize o plano em questão a cada 48 horas, enquanto perdurar a conjuntura excepcional.

Ao Supremo, as siglas também haviam pedido que, até que a vacinação contra a covid-19 comece no estado:

Publicidade
  •  o Governo Federal, pelo Ministério da Saúde, instale hospitais de campanha com leitos e insumos necessários ao atendimento de todas as pessoas que necessitem;
  • se institua regime de lockdown na cidade de Manaus, com exceção dos serviços essenciais, pelo prazo necessário à normalização da demanda pelos insumos médicos;
  • se autorize, desde já, o uso da Força Nacional em Manaus para garantir e auxiliar na segurança pública para decretação de lockdown;
  • a convocação de médicos dos Programas Mais Médicos e Mais Médicos para o Brasil para o Estado do Amazonas, inclusive com possibilidade para médicos brasileiros formados
    no exterior.

O ministro afirmou na decisão que as alegações feitas pelos partidos no pedido são “perfeitamente plausíveis no tocante à descrição da caótica situação sanitária instalada no sistema de saúde de Manaus”.

No texto (leia a íntegra abaixo), Lewandowski citou notícias veiculadas nesta sexta e que relatavam o drama de pacientes que morreram por falta de oxigênio.

Para Lewandowski, a capital “está a exigir uma pronta, enérgica e eficaz intervenção por parte das autoridades sanitárias dos três níveis político-administrativos da Federação, em particular da União.

Publicidade
Publicidade

“Não se deve perder de vista, no entanto, sobretudo neste momento de arrebatador sofrimento coletivo, em meio a uma pandemia que vitimou centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, que não é dado aos agentes públicos tergiversar sobre as medidas cabíveis para debelá-la, as quais devem guiar-se pelos parâmetros expressos na Constituição e na legislação em vigor, sob pena de responsabilidade”, destacou o ministro.

Um dos articuladores do pedido ao Supremo, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou ao Congresso em Foco que a decisão de Lewandowski “estabelece responsabilidade clara ao presidente da República, não só ao ministro [da Saúde]”.

“É o presidente da República que é notificado porque é ele que age sobre as Forças Armadas, a Força de Segurança Nacional. Ele que tem a responsabilidade de mobilizar os ministérios, ele que não podia permitir que o avião de cargas da FAB estivesse nos Estados Unidos no meio de uma crise sanitária como esta”, afirmou.

O parlamentar reforçou que Bolsonaro terá que cumprir a ordem do STF, caso contrário o presidente pode ser responsabilizado criminalmente.

> Pazuello diz que falta de “tratamento precoce” influenciou colapso em Manaus

> Chanceler da Venezuela diz que vai oferecer oxigênio a Manaus

 

56 respostas para “Lewandowski manda governo federal agir “imediatamente” para sanar colapso em Manaus”

  1. RômuloJ. Vieira disse:

    Primeiro o Ministrão Lewandowisk deveria revogar a “ordem” dada pelo outro ministrão bedelho o A. de Morais que deu prerrogativas demais aos governadores e prefeitos,a despeito de já estarem previstas na Constituição.Sobrou para o Pr Bolsonaro ficar meio de lado, veja os despautérios do Gov. Dória e tantos outros govs.O Governo Federal mandou 8,9 bilhões de reais para o Estado do Amazonas e só para Manaus foram 3 bilhões de reais para cuidarem da pandemia. Desativaram antes da hora os hospitais de campanha, aquele prefeito boca de porco que Manaus tinha o Artur Virgílio gastou essa dinheirama no que?…Agora culpam o Bolsonaro?…É isso mesmo?…o Bolsonaro deveria ter ido fiscalizar os almoxarifados dos hospitais então,ver se estavam faltando desde máscaras até o oxigênio!!…O Presidente da Republica deve colocar mais essa função na sua agenda!

  2. Edison Sampaio disse:

    A situação do Brasil é e péssima com o Capitão Encrenca na gerência, uma vez q só sabe encrencar, inclusive com seus Ministros. Bolsonaro, a propósito, é coerente 66g vc

  3. Catalina Pereira disse:

    Agora né urubu, a culpa é de vcs que tiraram do melhor presidente do mundo o direito de agir, agora corre para pedir socorro ao fenômeno Bolsonaro nada melhor que um dia depois do outro. Depois de mandar uma grana violenta para os ladrões da pátria, agora vem a tropa dos esquerdalhas atrás do salvador da pátria para resolver o problema. Viva o melhor presidente do mundo reeleito no primeiro turno em 2022.

  4. Emerson Mascarenhas Vaz disse:

    Realmente é lamentável, triste, gravíssima e criminosa a situação cometida pelos gestores públicos do Amazonas (Manaus e Estado) e até por alguns mau-caráter que vem falando e ultrapassando o sendo crítico (cometendo crimes) em face do Presidente da República, que sem dúvida, vem tentando cumprir com o seu papel, destinando recursos a todos os entes federativos (estados e municípios que desviaram tantos recursos na época da pandemia jamais visto no país), mormente os inúteis e desonestos criticadores e causadores de motim intelectual em face do povo, aliado à mídia (globo) podre que deixou de receber vantagens ilegais e do STF que vem trocando favores em face do Presidente da Câmara e do Senado e da ala esquerdistas, que estão em conluios com outros pilantras para destruir a nação brasileira, basta verem os inquéritos dos políticos (presidente e ex do Senado – Renan e Alcolumbre e o sem noção da Câmara) parados na Corte que estão todos prescrevendo. E o pior de tudo é um Desgovernador de São Paulo malandro (boneco da China), a ala dos esquerdistas partidários do Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT, encabeçada pela tal de Gleisi e companhia que estão tentando a todo custo derrubar o governo e acabar com o país como fizeram nos governos (bandidos) anteriores. Ah, e esse inútil do Luciano Huck, Freixo e outros, etc, que a exemplo dos petistas (esquerdistas) que em nada contribui para o país, ao contrário, vêm se aproveitando a vida toda dos recursos repassados aos partidos e à mídia. E tem também uma Suprema Corte que há muito está quebrando a harmonia (tripartição) entre os poderes e tornando-se o maior poder com as suas decisões políticas (verdadeiro ativismo judicial), e por decisão meramente política vem invadindo competência de outro poder. É um absurdo! As forças armadas devem agir como poder moderador e dá um basta de uma vez por todas. Chega! E o Executivo Federal deve OFICIAR imediatamente o Chefe da PF para investigarem esses maus gestores em gerais, principalmente do Amazonas e Municípios. E devem ser jogado os podres desses mau-caráter no ventilador para a população verem quem são e aí o povo vai agir legalmente e quero ver se as Forças Armadas irão defendê-los.

  5. Ricardo disse:

    Há muito tempo essa “bruxa de Eastwick” perdeu o senso do ridículo e a timidez. Vá mandar na casa da mãe dele. Aqui ele manda e ninguém mais obedece.

  6. GALINDO disse:

    FORA BOLSONARO !!! Genocida, irresponsável, ignorante. Não passa de um moleque.

  7. Guido disse:

    Estão devolvendo o poder para o presidente? Aliás nunca deveriam ter tirado. A responsabilidade pelo caos em Manaus é do STF e dos mequetrefes governadores e prefeitos.

  8. Antonio Maximiano disse:

    E o governo federal nada tem a ver com isso. É incompetência dos dirigentes do Amazonas.

  9. Antonio Maximiano disse:

    Que patetada ridícula. Resolver problemas com decisões de gabinete. Só falta mandar que ninguém mais fique doente.

  10. lucas dean disse:

    ESSE E O MINISTRO TRAPALHAO 24 HORAS…SO SERVE PRA ATRAPALHAR O GOVERNO A SERVIÇO DA ESQUERDA.

  11. cesar sch disse:

    Nunca votei nesse tal de Levando uisque. O infeliz acha que manda no país. Deixa a bandidagem sair do congresso e o jipe e dois cabos vão lá bater um papinho com ele e demais cumpanheros

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      Lewando Dollars.

    • Felix disse:

      Também nunca votaria, mas na questão do Covid19 está defendendo o povo brasileiro contra um louco perigoso e seus cúmplices.

      • Alexandre Dias disse:

        Eles mesmos tiraram o poder do Presidente quando determinaram que o COVID era responsabilidade de cada estado e município. E agora cobram do governo federal. Cambada de malucos.

        • Felix disse:

          Ninguém tirou poder do jair falaram que tinha que agir em CONJUNTO!

          • Catalina Pereira disse:

            Tiraram sim. Agora né urubu, a culpa é de vcs que tiraram do melhor presidente do mundo o direito de agir, agora corre para pedir socorro ao fenômeno Bolsonaro nada melhor que um dia depois do outro. Depois de mandar uma grana violenta para os ladrões da pátria, agora vem a tropa dos esquerdalhas atrás do salvador da pátria para resolver o problema. Viva o melhor presidente do mundo reeleito no primeiro turno em 2022.

          • Ricardo disse:

            Que mané conjunto! Não seja hipócrita. Prefeitos e governadores armaram uma gritaria reclamando poder e autonomia que foi dada. Fizeram m* e agora jogam no colo do Governo Federal o ônus das trapalhadas que fizeram.

          • Felix disse:

            Os governadores foram ao STF porque o psicopata genocida do Planalto queria a população se contaminando na rua, era contra restrições no comércio, etc. etc. etc. O STF então lhes deu direito a decidir sobre isso mas em momento algum isentou o ‘governo’ federal das suas responsabilidades!!!
            E com o advento das vacinas que possibilitariam a retomada da economia esse ser desprezível e maluco começou a fazer campanha contra! É um louco errante, não sabe nem o que diz ou está fazendo. É um desastre!

        • S3NG1R disse:

          Pra agir no AM, tiraram o poder; pra confiscar as vacina de SP, são os que devem coordenar tudo. Vai entender…

      • Catalina Pereira disse:

        É Agora né urubu, a culpa é de vcs que tiraram do melhor presidente do mundo o direito de agir, agora corre para pedir socorro ao fenômeno Bolsonaro nada melhor que um dia depois do outro. Depois de mandar uma grana violenta para os ladrões da pátria, agora vem a tropa dos esquerdalhas atrás do salvador da pátria para resolver o problema. Viva o melhor presidente do mundo reeleito no primeiro turno em 2022.

  12. JURACI BEDELHO disse:

    QUE IDIOTA!… RESOLVA-SE, INÉPTO… KKKKKK

  13. denunciando disse:

    Se Pazuelo chegou ao generalato imagina os que não chegaram. Um zero a esquerda.

  14. denunciando disse:

    Este genocida não funciona a não ser mandado pela justiça. Se lixa para o país.

  15. Jorge Teixeira Carneiro disse:

    Isso é um verdadeiro absurdo.
    Como as empresas de vinhos deixaram faltar oxigênio em Manaus?
    É muito mais fácil e barato produzir uma bala de oxigênio do que uma garrafa de vinho.
    Bastava ”estocar o vento” que venta em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie