Publicidade

Ministro Dias Toffoli [fotografo]Carlos Humberto / STF[/fotografo]

“O presente julgamento não se refere a nenhuma situação particular”, afirma Toffoli

17.10.2019 14:58 2

Publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, defendeu nesta quinta-feira (17) que o julgamento das três ações que podem alterar o entendimento da Corte sobre prisão em segunda instância não se refere a “nenhuma situação particular”.

> Ao vivo: STF começa julgamento sobre prisão em segunda instância

“Que fique bem claro que as presentes ações e o presente julgamento não se referem a nenhuma situação particular. Estamos diante de ações abstratas de controle de constitucionalidade”, disse na abertura da sessão.

Toffoli afirmou que a decisão de hoje “servirá de norte para a atuação de todos os magistrados do país e de todo o sistema de Justiça” e “se estenderá a todos os cidadãos brasileiros que estiverem sujeitos a sua eventual aplicação, sem distinção, em um ou outro sentido”.

Publicidade

Segundo ele, a defesa da Constituição é o que tem “norteado a atuação republicana” do Supremo. “Hoje e nas próximas sessões não será diferente”, disse.

O julgamento

Os ministros começaram nesta tarde a analise de três ações sobre prisão em segunda instância. O julgamento, que deve durar até próxima semana, pode alterar o entendimento da Corte sobre o tema, que até então tinha maioria a favor da tese.

O julgamento tem acirrado os ânimos na Câmara dos Deputados e pode beneficiar quase cinco mil condenados, incluindo réus da Lava Jato. O mais famoso deles é o ex-presidente Lula, que, por sua vez, disse não estar interessado no julgamento do STF.

Publicidade
Publicidade

> STF vai julgar na quinta-feira prisão em segunda instância

2 respostas para ““O presente julgamento não se refere a nenhuma situação particular”, afirma Toffoli”

  1. wzfr disse:

    Foi exatamente para isso que está acontecendo agora que o pinguço nomeou esse verme para o $tf, está cumprindo o papel e pagando a fatura da nomeação….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie