Publicidade

Parlamentar se diz confiante no arquivamento de seu processo e manifesta otimismo em relação à reeleição[fotografo]Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados[/fotografo]

Deputado preso tem candidatura à reeleição homologada em Santa Catarina

24.07.2018 08:00 14

Publicidade

Como este site adiantou na última quarta-feira (18), o deputado federal  João Rodrigues (PSD-SC) foi autorizado em convenção estadual de seu partido a disputar mais um mandato na Câmara. A homologação vai gerar a situação em que o parlamentar, que está em seu segundo mandato consecutivo, possa fazer campanha de dia, mas tendo que se recolher todas as noites ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre punição de cinco anos e três meses de prisão desde fevereiro.

Condenado por fraude em licitação, ele foi autorizado no início de junho pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a exercer o mandato na Câmara durante o dia, após passar quatro meses na prisão. Agora, resta à Justiça Eleitoral dar a palavra final sobre a candidatura de João Rodrigues, que ainda pode ter o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O STF não reconheceu meu recurso, mas o relator [ministro Luiz] Fux pediu minha absolvição por não ter danos ao erário. O processo está prescrito, não há outro resultado a ser a extinção dele”, disse o deputado à Agência Brasil.

Além do recurso ao STF, o deputado João Rodrigues já ajuizou ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o objetivo de tentar reverter ou ver declarada a prescrição do mérito da sentença. Ele diz esperar que seu caso seja pautado para análise no plenário da Corte já no início de agosto, quando chega ao fim o recesso do Judiciário.

Publicidade

“Sou um presidiário hoje, mas vou disputar eleição. Saio direto da cadeia para disputar as eleições”, acrescentou João Rodrigues.

O PSD homologou a candidatura de 12 nomes para a Câmara Federal e outras 28 para o posto de deputado estadual. O partido tem 38 deputados na atual legislatura (2015-2019).

Otimismo

Dizendo-se estimulado a voltar para a vida pública, o parlamentar já gravou vídeo para celebrar a decisão de Barroso. No filmete, publicado nas redes sociais do parlamentar, o catarinense falou da alegria de estar de volta à Câmara.

Publicidade
Publicidade

“Como é bom estar em liberdade, como é bom ver o sol”, disse. “Amigos entendem a injustiça pela qual passei. Nem os senhores estão livres de passar por isso. Não cometi nenhum crime, tanto é verdade que estou de volta”, ressaltou.

Outro estímulo extra que o deputado ganhou de presente veio de seus pares na Câmara, que arquivaram o processo de cassação de mandato aberto a pedido da Rede – presente estendido a Celso Jacob (MDB-RJ), que também cumpre pena em regime semiaberto, mas foi autorizado a se recolher à própria residência no período noturno.

Durante a investigação pelo Conselho de Ética, o prefeito de Pinhalzinho à época dos crimes apontados, Darci Fiorini, assumiu toda a responsabilidade pelos atos, admitiu apenas erros formais e assegurou que todos os procedimentos tinham aval jurídico.

Deputados presidiários “comandam” Congresso durante férias de meio de ano

 

14 respostas para “Deputado preso tem candidatura à reeleição homologada em Santa Catarina”

  1. Bento Sartori de Camargo disse:

    Esse nosso Poder Judiciário, pelamordedeus hem?, com certeza isso é único no planeta. Puro LIXO esses juizecos inúteis. Peçam para ir embora o mais breve possível, porque os contribuintes não admitem pagar os altíssimos salários de corja desse tipo, nosso dinheiro não é LIXO!.

  2. soniaper disse:

    Por estas e outras que o PT irá registrar candidatura de Lula à presidência … os Tribunais Eleitorais irão recusar??? com que moral??. Desde as sessões circenses no TSE sobre a chapa Dilma-Temer constatei que este tribunal (cabide de emprego) é homologador de candidatura de bandidos, sem qualquer filtro.

  3. Bento Sartori de Camargo disse:

    Que Justiça mais lixo essa do Brasil, onde já se viu um presidiário ser liberado para “se candidatar” e “fazer campanha de dia” e se recolher à prisão de noite. Ponto de novo para a juíza Eliana Calmon que ao deixar o CNJ afirmou alto e bom som que o Judiciário Brasileiro está cheio de BANDIDOS DE TOGA, eis uma prova inequívoca. Chega de patifes no poder!.

  4. luiz jeziorski disse:

    Povo de Santa Catarina pelo amor de deus não votem nesse partido

  5. Fernando disse:

    Por isso não há jeito desse país andar pra frente. Como pode uma situação dessas?

  6. William Silva Sousa disse:

    Povo brasileiro não vote nestes candidatos corruptos nesta eleições. tem alguns que não corromperam

  7. William Silva Sousa disse:

    Vamos votar em candidatos novos, pois só assim teremos miudanças neste país.

  8. William Silva Sousa disse:

    Povo de Santa Catarina, não vote em candidatos presos, se está preso é porque é malandro, corrupto.

  9. Francisco DNeto disse:

    seria a coisa mais simples do mundo se os eleitores nao fossem B A B A C A S. Filtraria 100% dos ladroes facil, facil. Maaas, tem gente que gosta disso.

  10. Jefferson de Paiva disse:

    Alô meu povo de Santa Catarina, estão querendo ferrar com o Brasil ou é impressão minha? até um advogado de 5ª categoria sabe que agora pode pleitear uma jurisprudência pro caso Lula. Tão malucos?

  11. neli faria disse:

    República das Jabuticabas.

  12. Elcio Antonio disse:

    Típico dos partidos políticos do Brasil. Não tem ética e nem moral, são todos verdadeiras quadrilhas de crime organizado travestidos de partidos políticos.

  13. Jovem Einstein disse:

    E ainda tem gente que vota nesse tipo de pessoa, apoia este partido ?
    Isso é passar na cara do povo o quanto é idiota !
    É preciso dar um basta nisso, é preciso que o povo tenha vergonha na cara e deixe de ser tratado como gado de abate !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie