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Centenas de voos foram cancelados devido ao aumento dos casos de covid-19 no país. [fotografo] Rovena Rosa/Agência Brasil [/fotografo]

aumento da pandemia

O que dizem as companhias brasileiras sobre o cancelamento de voos pela covid

10.01.2022 18:58 0

Reportagem Em
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Os aumentos dos casos de covid-19 e de influenza tem afetado as operações das companhias aéreas brasileiras, causando o cancelamento de voos nacionais e internacionais. Procuradas pelo Congresso em Foco, Azul, GOL e Latam — as três maiores empresas do setor no país — confirmam o impacto das doenças nos quadros de funcionários e colaboradores.

Segundo a Latam, somente nesta segunda-feira (10), 49 voos foram cancelados. Outras 45 viagens, inicialmente previstas até a próxima sexta-feira (14), também foram canceladas. A Azul informou que alguns voos foram reprogramados por “razões operacionais”, mas não especificou quais ou quantos. A GOL afirmou que ainda não houve o cancelamento de nenhum voo, apesar do aumento dos casos positivos de covid e influenza entre os colaboradores.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa estar monitorando os casos de doenças respiratórias em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, bem como as medidas operacionais adotadas pelas companhias aéreas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos.

A Agência também monitora o fornecimento de assistência aos passageiros, determinados pela Resolução 400/2016, que regula as ações de alterações e cancelamentos de voos por parte das empresas aéreas.

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Para alterações de horários ou cancelamentos de voos domésticos, as companhias devem informar o passageiro com, no mínimo, 72 horas de antecedência. O horário do voo só pode ser alterado em até 30 minutos do horário previsto inicialmente.

Para viagens internacionais, são permitidas alterações de até uma hora para o horário do voo e o passageiro deve ser informado com 24 horas de antecedência. A Anac recomenda aos passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pelas empresas aéreas. Outras orientações aos passageiros podem ser encontradas no portal da Agência.

O que dizem as companhias

A Azul informa que alguns voos foram reprogramados por razões operacionais, mas que mais de 90% das operações seguem normalmente. A companhia reforça que todos os clientes impactados pelas alterações e cancelamentos de voos estão sendo reacomodados em outros voos da própria empresa e recebendo toda a assistência necessária prevista pela resolução da Anac. Os passageiros podem conferir os detalhes da sua viagem no site da companhia em “Status de Voo”.

A GOL informa estar atenta ao aumento dos casos de covid e influenza e que ocorreu um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. A empresa afirma que 100% dos cerca de 15 mil funcionários estão vacinados após uma maciça campanha interna sobre a necessidade da vacina. Os passageiros podem conferir os detalhes da sua viagem no site da companhia.

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A Latam disponibilizou o seu posicionamento no site da empresa. A empresa informa que precisou cancelar cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais previstos para o mês de janeiro. Todos os voos afetados até o dia 14 de janeiro foram disponibilizados para consulta. A empresa orienta que os passageiros confiram o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto.

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