Publicidade

O imigrante congolês Moïse Kabamgabe, morto no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo pessoal/reprodução

Moïse Kabagambe

Parlamentares pedem desculpas em nome do Estado brasileiro à família de Moïse

14.02.2022 19:00 0

Nota Em
Publicidade

Em uma missão especial na cidade do Rio de Janeiro, parlamentares se encontraram nesta segunda-feira (14) com familiares do congolês Moïse Kabagambe, morto a pauladas no dia 24 de janeiro, quando foi cobrar o pagamento de duas diárias atrasadas no quiosque onde trabalhava na praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Houve pedido de desculpas em nome do Estado brasileiro, manifestações de solidariedade e promessa de ajuda à família da vítima.

Participaram da reunião os senadores Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES), presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, os deputados federais Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Marcelo Freixo (PSB-RJ) e Talíria Petrone (Psol-RJ). Além disso, compareceram o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, e a mãe do congolês, Lotsove Lolo Lavy Ivone.

Durante o encontro, os parlamentares lamentaram a morte do congolês de 24 anos. Contarato pediu desculpas em nome do Estado brasileiro à família do congolês:

O senador Humberto Costa também aproveitou o momento para pedir o levantamento do sigilo do inquérito que apura a morte de Moïse:

O deputado federal Calos Veras conversou com Eduardo Paes e falou sobre o auxílio emergencial que será oferecido à família de Moïse:

Brasil tem sábado de protestos contra assassinato de congolês e genocídio negro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie