Publicidade

Colunistas

[fotografo] Beth Santos/Secretaria-Geral da PR [/fotografo]

O Brasil no trilho oposto

30.09.2020 07:30 5
Atualizado em 10.10.2021 16:57

Publicidade

Há poucos dias li no Jornal de Notícias, lá de Portugal, o seguinte texto: “O calendário marcava o dia 12 de setembro de 1895 quando no Porto se soltaram espantos e exclamações. Saía para as ruas o primeiro elétrico, veículo sobre carris movido a eletricidade que permitia o transporte de pessoas entre vários pontos da cidade com mais rapidez e eficiência”.

Vejam só: há muito mais de um século os portugueses dispõem de transporte urbano elétrico – os populares ‘bondes’. Não poluem e são silenciosos. Detalhe adicional: prestigiam a indústria nacional.

Faça uma experiência: estude as maiores cidades do planeta. Em praticamente todas o transporte urbano está fortemente baseado em bondes ou no seu análogo metido a tatu, o metrô. Na essência, de Lisboa a Frankfurt, de Osaka a Londres, de Paris a Beijing, de Cingapura a New York, lá está o conceito de transporte urbano baseado preponderantemente em trilhos e energia elétrica.

No Brasil trilhamos caminho oposto. Inexplicavelmente optamos por ônibus caríssimos, ruidosos e poluentes. Produzidos, em grande parte, por empresas transnacionais. Circulando muitas vezes com combustível importado de países que não produzem um único barril de petróleo. Rodando sobre pneus produzidos com borracha importada até de lugares onde não há sequer um seringal!

Publicidade

Este deplorável quadro repete-se a nível nacional. Desconheço outro país com dimensões continentais que tenha optado por transportar a maior parte de suas mercadorias no lombo de milhares de caminhões!

Seria oportuno que em meio a tantas décadas de tantos ajustes e reformas, planos e metas, cortes e crises, fosse informado ao povo brasileiro quem ganha com isso. Qual a razão desta opção rodoviária. Quantos brasileiros morrem e morrerão por conta dela – talvez eu e você. O quanto perde nossa economia. Sim, eis aí um bom tema para reflexão e investigação sérias.

Enquanto isso a gente fica assim. Desse jeito. Com essa cara. Sacolejando por aí a bordo de ônibus lotados. Respirando fumaça. Transformando qualquer viagem de carro em uma perigosa aventura. Perdendo dinheiro.

Publicidade
Publicidade

Brasileiros gostam de contar ‘piada de português’. Fico a pensar se não deveríamos começar a contar ‘piadas de brasileiro’. Afinal eis aí, realmente, e perdoem-me pela digressão, ‘um trem difícil de entender’…

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].

> Leia mais textos do autor.

5 respostas para “O Brasil no trilho oposto”

  1. www.Ydwd.com disse:

    I enjoy reading through an article that will make people think.

    Also, many thanks for allowing me to comment!

    Have a look at my blog; http://www.Ydwd.com

  2. Someone necessarily help to make significantly posts I
    might state. This is the firstt time I frequented your website page and
    sso far? I amazed with the research yoou made to make this particular
    put up incredible. Wonderful activity!

    my webpage … mail.spearboard.com

  3. Vivian disse:

    Hi there i am kavin, its my first time to commenting
    anywhere, when i read this article i thought i could also create
    comment due to this gokd post.

    my web blog :: Vivian

  4. You should take part in a contest for one off
    the best blogs on the web. I’m going too recommend this website!

    Also visit my web-site … http://www.ts-gaminggroup.com/

  5. Heeya i am for thee first time here. I came across this board and
    I find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back annd help others like
    you helped me.

    Here is myy site – https://mostbet-casino.mystrikingly.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Mais Colunistas

Ver todos