Publicidade

Cúpula do PT reconhece corrupção no partido

09.08.2015 12:11 8

Reportagem Em
Publicidade

Diante dos mais altos índices de reprovação de um presidente da República e de crescentes denúncias de envolvimento de políticos do PT em esquemas de corrupção, o partido admite erros. A cúpula da legenda defende a tese de que é preciso admitir as falhas e reconhecer que desvios foram cometidos por correligionários importantes, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O reconhecimento dos erros é visto pelas lideranças petistas como uma condição de sobrevivência do partido. As informações são do jornal O Globo.

Segundo reportagem, um ministro petista afirmou que não é possível ignorar a inteligência dos militantes e da população sobre o que vem sendo revelado nas investigações de corrupção da Petrobras, as quais levaram Dirceu à prisão pela segunda vez. O ex-tesoureiro do partido João Vaccari também foi preso pela Lava-Jato. Na era Lula, o então tesoureiro Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino, assim como Dirceu, foram condenados no mensalão.

“Estamos com o ex-ministro da Casa Civil preso, o ex-tesoureiro do partido preso. Já tivemos outro tesoureiro preso. Se não fizermos autocrítica, não vamos conseguir reconstruir o PT”, disse o ministro.

Presidente do PT, Rui Falcão, no entanto, não apoia a ideia. Para ele, os efeitos da admissão de responsabilidade sobre os malfeitos cometidos no passado recente por alguns integrantes da legenda seriam ainda mais negativos.

Publicidade

De acordo com o jornal, um petista histórico disse que os companheiros de partido vivem um misto de medo, decepção e irritação. A prisão de Dirceu por suspeita de enriquecimento pessoal e ilícito é considerada um dos principais responsáveis pela perda de confiança dos correligionários. “Eu me arrependo de não ter gritado: “Zé, não pode misturar o público com o privado. Não pode se locupletar”, disse um petista veterano.

Outra estratégia que vem sendo cogitada é a reaproximação com movimentos sociais. Com esperança de que a crise econômica se amenize no próximo ano, o problema encontrado na atualidade é conciliar as causas populares com o corte de gastos. O presidente da sigla vem fazendo o meio de campo. Ele tem conversado com dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e, na quinta-feira (6), Dilma sinalizou que está disposta a adotar reivindicações do grupo.

Por sua vez, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), cobra reforma agrária, e o governo acenou, também na semana passada, com o aumento do orçamento para a política agrária.

Confira íntegra da reportagem de O Globo

Publicidade
Publicidade

Mais informações sobre Dilma Rousseff

8 respostas para “Cúpula do PT reconhece corrupção no partido”

  1. Bento Sartori de Camargo disse:

    Reconhece só?, nunca a corrupção no país teve um aumento exponencial. E ainda tem a petulância de falar mal dos militares, aponte um, só um general que foi presidente e teve “muitos dólares em paraísos fiscais” ou que seu patrimônio era “incompatível com seus soldos”. Bando de MAFIOSOS vocês e seus asseclas devem apodrecer no xilindró sem a menor piedade.

  2. Welington Miranda França disse:

    Esse é um Reconhecimento forçado de bandidos que não têm para “onde correr”…….com certeza não foi voluntário, nem foi devido a sentimentos patrióticos, ou éticos, ou “republicanos”…….para mim, que me somo a milhões de ex-eleitores do PT que se sentem profundamente traídos por essa quadrilha de ladrões de dinheiro público, são um bando de gananciosos covardes (quem rouba dinheiro público é covarde), surrupiadores da oportunidade de cidadania alheia, “vampiros” da cidadania alheia. O governo desse PT, e da base aliada, está na mesma “vala comum” dos corruptos históricos que sempre “assaltaram” os cofres públicos durante as décadas que antecederam o ano de 2002. Não passam de uma bando de “pobres almas” que vão se dar mal quando desencarnarem. Vão passar por uma pesada prestação de contas no UMBRAL (ou mo inferno?). Não tenho inveja desse tipo de enriquecimento demoníaco. Com certeza não tenho inveja de quem constrói patrimônio próprio e familiar dessa maneira. Esses bandidos, na sua maioria, têm mais de 50 a 60 anos. Estão perto do momento da desencarnação (1 a 4 décadas, no máximo), e, ainda assim, acham que a vida se resume ao tempo que passamos dentro desse corpo carnal provisório, passageiro e breve. Vão pagar caro por essa covardia, pelo egoísmo (não pensam nas pessoas que morrem nas filas dos hospitais, por exemplo), pela ganância e avareza, pela ostentação material às custas do sofrimento alheio coletivo. Esses “materialistas” idolatradores do dinheiro, e escravos da luxúria, vão passar por um mal pedaço.A Lei Divina do Livre Arbítrio se manifestará, com certeza.

  3. Bento Sartori de Camargo disse:

    O nó no Brasil deve começar a ser “desatado” com uma REFORMA RADICAL em vários segmentos iniciando pelo político partidário, administrativo financeiro, tributário, fiscal, jurídico, previdenciário, trabalhista, educação, saúde, segurança, infraestrutura rodoferroaeroportuário e outras tantas mais que não lembro. Sem isso continuaremos a ver mais do mesmo, mudando só a cor, independente de quem seja o gestor e de partido nas três esferas de governo.

  4. mariossergio disse:

    Eu quero ver quando o chefe da quadrilha for preso. Será que continuarão fingir surpresa? Será que continuarão a reconhecer que há corrupção no partido ou vão defendê-lo, como fizeram com Dirceu, Vaccari, Genoino e Delúbio?

    • PAULO ROBERTO disse:

      Infelizmente, temo que o CHEFE jamais seja preso. Estão blindando o Dr. Honoris Cachacinha, e já cogitam até que ele seja um novo MINISTRO, para que obtenha a imunidade diplomática.
      Não vamos nos esquecer de que O CHEFE tem CIDADANIA ITALIANA.

      • Bento Sartori de Camargo disse:

        Fazer “justiça com as próprias mãos” continua sendo errado, mas PACIÊNCIA TEM LIMITES contra políticos patifes de vereador até ex-presidente.

  5. José Freitas disse:

    E a cúpula não sabia? Por que não fez nada para impedir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie