Publicidade

Morre o jornalista que fundou o Catraca Livre, Gilberto Dimenstein

29.05.2020 11:16 2

Reportagem
Publicidade

Morreu nesta sexta-feira (29), aos 63 anos, o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, vítima de câncer de pâncreas. Dimenstein foi comentarista da rádio CBN, colunista da Folha de S.Paulo e fundador do site Catraca Livre. A causa da morte ainda não foi revelada. O jornalista escrevia um livro sobre sua experiência com o câncer no pâncreas, diagnosticado no ano passado.

Formado na Faculdade Cásper Líbero, foi diretor da Folha na sucursal de Brasília e correspondente internacional do jornal em Nova York. Trabalhou também no Jornal do Brasil, no Correio Braziliense, no Última Hora e nas revistas Visão e Veja. Dimenstein foi acadêmico visitante do programa de direitos humanos da Universidade de Columbia.

O jornalista fundou o site Catraca Livre em 2008. Antes já havia sido um dos criadores da ANDI – Comunicação e Direitos, uma organização não-governamental que tem como objetivo utilizar a mídia em favor de ações sociais.

Jornalista premiado

Dimenstein ganhou o Prêmio Nacional de Direitos Humanos junto com Paulo de Evaristo Arns, o Prêmio Criança e Paz, do Unicef, Menção Honrosa do Prêmio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo de Columbia, em Nova York.

Publicidade

Também ganhou o prêmio Esso, na categoria principal, e o prêmio Jabuti, em 1993, de melhor livro de não-ficção, com a obra O Cidadão de Papel, que aborda os direitos da criança e do adolescente e sua aplicação na sociedade brasileira.

Relator de MP quer reduzir para 20% multa do FGTS durante pandemia

Publicidade
Publicidade

2 respostas para “Morre o jornalista que fundou o Catraca Livre, Gilberto Dimenstein”

  1. Socorro Araújo disse:

    Muito fã desse cara!! Sou assinante do Catraca Livre e sempre acompanhei suas lutas. Mais um guerreiro que se vai.
    Muita luz para sua alma!

  2. Andre Familia Lyra disse:

    poxa, é uma perda e tanto vai fazer, muita falta eu era ouvinte assíduo de seus comentários na CBN analise sempre pertinente e linguagem simples, um grande jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie