Publicidade

dddd

Prisão de Lula realiza sonho dos militares. Saiba por que os quartéis querem ver o PT pelas costas

11.04.2018 12:56 53

Reportagem Em
Publicidade

Ex-presidente desembarcou em Curitiba, onde cumpre pena, cercado por agentes da Polícia Federal

 

Pedro Paulo Rezende *
Especial para o Congresso em Foco

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o sonho da maioria dos militares, principalmente do Exército. Não há uma pesquisa científica, mas, em conversas privadas, são poucos os oficiais e subalternos que não compartilham o desejo de ver a cúpula do Partido dos Trabalhadores na cadeia. As ações do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal, em Curitiba, coordenadas com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, são aprovadas e elogiadas. O interessante é que essa indignação não se espalha em igual intensidade para os partidos conservadores, como o MDB e o PP. A rejeição é forte também em relação a essas legendas, mas ninguém chega ao ponto de defender sua extinção pura e simples.

Essa situação contrasta com o grau de atenção que as administrações do PT deram ao reequipamento das Forças Armadas. Lula encontrou o aparato militar brasileiro em situação de total penúria. Investiu em programas importantes. A Marinha ganhou novos submarinos convencionais, dos quais o primeiro será entregue neste ano, e reativou o projeto de fabricação de um submarino nuclear. A Força Aérea contratou a aquisição de aviões de combate Gripen E/F com a Suécia e deu início ao desenvolvimento de um avião de transporte capaz de atender uma demanda mundial de 2 mil unidades. O Exército poderá substituir suas velhas viaturas de transporte blindadas Urutu por novos Guaranis, tecnologicamente mais avançados. Além disso, desenvolve o primeiro míssil de cruzeiro de fabricação nacional, que poderá entrar em operação em 2020.

Publicidade

Há inúmeros outros projetos em curso, inclusive um míssil ar-ar avançado, em cooperação com a África do Sul, e um fuzil de projeto inteiramente nacional. Apesar disso, a antipatia dos militares em relação ao PT é evidente. Isso é fácil de explicar.

O conflito com Celso Amorim

Em sua passagem pelo Ministério da Defesa, o ex-chanceler Celso Amorim verificou que o coronel Wilson Dias Machado ainda ministrava aulas de Organização Social e Política do Brasil no Colégio Militar de Brasília. No primeiro encontro com o então comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, em 2011, ele exigiu a exoneração do oficial, ligado à repressão e envolvido no atentado ao Riocentro em 30 de abril de 1981, quando uma bomba explodiu no colo do sargento Guilherme Pereira do Rosário, que estava ao seu lado no carro, um esportivo Puma GTE.

Mesmo com esse passado, Machado construiu uma carreira no magistério militar. Amorim também defendeu uma reformulação do currículo das academias e escolas militares. Na época, foi acusado pelo Clube Militar de querer aparelhar as Forças Armadas com a ideologia petista.

Publicidade
Publicidade

O movimento de 31 de março de 1964, que instalou um regime autoritário que durou 21 anos, ainda é comemorado nas organizações militares. Não existe mais a pompa e circunstância dos velhos tempos, mas os comandantes ainda emitem uma ordem do dia que alerta para o risco do comunismo. Para eles, o golpe foi uma resposta aos anseios da sociedade brasileira contra as ideologias de esquerda. Esse ideário é ensinado nas escolas de sargentos e nas academias que formam os futuros oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A proposta de Amorim era esvaziar esse conteúdo, que se transformou em dogma entre os militares.

O PT é visto como um partido de ideologia marxista, apesar de Lula ter feito um governo muito longe disso, que economicamente foi mais próximo de correntes do pensamento liberal. Mas incomodam, por exemplo, as relações entre o partido e organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ou o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que os militares identificam como braços da esquerda radical.

No ideário, caberia às Forças Armadas evitar a transformação do Brasil em um regime similar ao da Venezuela, com todas as mazelas vividas pela nação vizinha, como focos de fome e desabastecimento generalizado de alimentos e remédios. Ninguém analisa a dependência extrema do governo venezuelano ao petróleo, quase que único produto de exportação do país.

Legalismo e contatos com o Judiciário

Apesar disso, a nova liderança militar é essencialmente legalista e respeita os limites impostos pela Constituição. Os laços de lealdade da tropa com os três comandantes militares também são fortes, o que reduz os riscos de uma aventura.

Na véspera do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, o comandante do Exército, general-de-exército Eduardo Villas Bôas, soltou dois tuítes: no primeiro, que assinalava a posição oficial da força, destacou o respeito às instituições; no segundo, jogou para a torcida, o público interno, essencialmente antipetista, ao afirmar que a instituição não aceita a impunidade nem a corrupção.

Mensagens publicadas pelo comandante do Exército geraram milhares de reações no Twitter e causaram muito barulho no meio político

O Alto Comando do Exército agrupa 16 generais-de-exército, o posto mais alto da carreira. Segundo oficiais da ativa, o general Villas Bôas instituiu uma rotina semanal: compartilhar e analisar os dados obtidos pela inteligência da força com a cúpula do Exército em Brasília e, por meio de teleconferência, com os comandantes de área. Nestas reuniões forjou-se um consenso de que uma ação só se justificaria em um quadro de completa falência das instituições nacionais.

Além disso, as Forças Armadas oferecem a garantia de independência do Judiciário por meio de contatos diretos com autoridades que atuam de maneira direta na Operação Lava Jato, incluindo o relator no STF, ministro Edson Fachin, e a presidente da corte, ministra Carmen Lúcia. Oficiais generais também costumam visitar o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Apesar dessa ligação, existe o respeito à legalidade e à ordem constitucional. Há um consenso de que os militares pagaram um preço alto pelo regime militar. São esses os limites que impedem uma pressão maior contra o Partido dos Trabalhadores e os movimentos sociais.

A verdade é que, enquanto não houver uma mudança radical na formação de oficiais e subalternos, continuará a desconfiança das Forças Armadas em relação aos partidos de esquerda. Ela também atinge um segmento importante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que, até hoje, prioriza a vigilância interna, a exemplo do que ocorria nos tempos do velho SNI criado pelo regime militar. São resquícios de 21 anos de governo autoritário que se recusam a morrer. Infelizmente.

* Pedro Paulo Rezende é jornalista especializado na área de defesa. Em mais de 30 anos de atuação profissional, foi o correspondente brasileiro de uma das principais publicações do mundo nessa área, a James Defense Weekly , e trabalhou nos jornais O Globo e Correio Braziliense.

<< Apesar da perplexidade com a crise, comando do Exército barra planos de intervenção militar

53 respostas para “Prisão de Lula realiza sonho dos militares. Saiba por que os quartéis querem ver o PT pelas costas”

  1. markzzbr disse:

    Amiga, você está louca! KKKKKK!

  2. Francisco Antonio de Carvalho disse:

    A grande verdade é que o PT, é um partido de esquerda, e gosta do quanto pior melhor. Isso pensando em reassumir o comando da Nação Brasileira, para implantar o mesmo sistema que IMPERA NA VENEZUELA. Na Venezuela é preciso dizer que a Nação venezuelana está literalmente QUEBRADA, e que somente com o aparecimento de pessoas com credibilidade, dotadas de caráter e personalidade forte, com firmeza, conseguiremos erradicar essa violência que o Pais assola e assusta a todos.

  3. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Nem precisa de intervenção militar para fazer os peçonhentos voltarem para as tocas!

    Mas, se os vermelhos quiserem forçar, que os militares não errem mais, como fizeram depois de 1964, para não deixarem mais herança maldita para o futuro!

  4. Adilson Spíndola disse:

    “…generais também costumam visitar o juiz Sérgio Moro e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Apesar dessa ligação, existe o respeito à legalidade e à ordem constitucional.” São uns democratas mesmo!!!!!!

  5. Way_down_from_Texas disse:

    Mas o Trump ainda e uma pessoa corrupta e bem mentiroso e pior um lixo de pessoa, igual Bolsonaro dai?

  6. Roberto Kodama disse:

    Acredito que os motivos são mais simples! Tudo é devido à parte mais sensível do ser humano: o bolso! Os militares não engolem que enquanto havia “moleques” entrando no serviço público federal por concurso já ganhando salários de generais, eles precisam passar anos de dedicação para chegar a essa patente. Além de verem seus soldos desde a redemocratização perderem poder aquisitivo. Mas isso não é culpa apenas dos petistas.

  7. carlos costa disse:

    Entre nossos militares e Venezuela fico com nossos militares

  8. Rubens Gabriel Dos Santos disse:

    pra mim esses militares que são ant petismo não sabem ou ignora os beneficios que o lula trouxe para exercito, marinha, e aeronautica, que estavam todas sucatiadas. Esses militares deveriam pensar qual os beneficio que FHC do psdb trouxe para estas instituiçoes ( nenhuma) VCS militares deveriam muito agradecer o lula pelo que ele fez para as instituiçoes dos militares

    • Marcos TC disse:

      Quando a peste do comunismo atinge o cérebro dos idiotas úteis e inúteis, não sobra sequer um neurônio que os permita pensar racionalmente.

      • Rubens Gabriel Dos Santos disse:

        acho que vc não sabe nadinha sobre o comunismo e muito menos socialismo:Segundo Marx, durante toda a história
        houve uma eterna luta de classes entre
        aqueles que detinham os meio de
        produção e aqueles que vendiam sua
        força de trabalho. Atualmente, no
        Capitalismo, os meios de produção estão nas mãos da burguesia (latifundiários,
        banqueiros, donos de indústrias) e
        aqueles que vendem sua força de trabalho
        são todos que não são donos de nada. Na
        classe proletária, estão inclusos todos
        aqueles que vendem-se, seja vendendo sua força física ou intelectual, para o
        burguês; por exemplo: em uma grande
        indústria, pertencem à classe proletária
        todos os que não possuem uma
        porcentagem de ações.
        O Socialismo prega a Ditadura do Proletariado. Nesta ditadura, todos os
        meios de produção pertenceriam ao
        estado, fazendo que os meios de
        produção se tornem de todos. Durante
        esta ditadura, haverá uma distribuição
        desigual de renda, até que todos possuam as mesma quantias financeira. Todos
        deveram trabalhar e o chefe será o Estado.
        No momento em que o Socialismo
        conseguir a total igualdade entre a
        população, isto é, quando todos tiverem o
        mesmo padrão de vida, a ditadura irá acabar e se dará início ao Comunismo. No
        Comunismo não existe estado, não existe
        fronteira, não existe o melhor ou o pior, o
        mais pobre ou mais rico, enfim; não existe
        qualquer diferença. As pessoas seriam
        livres para fazer o que bem entenderem. Como o Comunismo nunca existiu
        plenamente em nenhuma sociedade, é
        muito complicado apontar suas
        desvantagens, afinal é uma teoria que
        prega apenas coisas boas. Um mundo
        sem injustiças, sem barbárie. O Socialismo já existiu e ainda existe, na
        URSS, em Cuba, Coréia do Norte e em
        alguns outros países. O Socialismo é uma
        ditadura, sendo assim, as liberdades
        individuais da população são privadas.
        Deve haver um forte controle sobre a imprensa e repressão à oposição. Fidel
        Castro em Cuba, Stalin na URSS, Mao Tsé
        Tung na China; mataram muitas pessoas
        para conseguir manter o poder. Na minha
        visão, o grande problema do Socialismo é
        o próprio homem, que se deslumbra com tanto poder e se corrompe. Resta as pessoas ponderar o que vale mais
        apena. Milhões que morrem na miséria
        para sustentar um sistema que visa o bem
        de poucos; ou um sistema que mata
        muitos buscando o bem de todos.

        • Marcos TC disse:

          Seu texto confirma a velha resposta comunista de que o comunismo nunca funcionou porque não foi implementado corretamente. Não há diferença entre socialismo e comunismo, apenas usam socialismo para ficar palatável para os idiotas ainda úteis. Não há solução fora da liberdade de ser, pensar, fazer, comer e ser um indivíduo. O homem nasce diferente de todos os outros, não hipótese de felicidade em ser transformado em igual. Há miséria por muitas causas, incluindo e principalmente, forjada por ditadores estúpidos e sanguinários para alimentar sua sede de poder, mas nunca como consequência da liberdade de vender ou comprar mão de obra. Comprar e vender mão de obra é o que permite que a grande massa possa se alimentar, para não falar da evolução tecnológica. A utopia vislumbrada em seu texto jamais será realidade, pois o animal homem tem e precisa como o ar e a água da liberdade de ser e fazer o que for possível. Mate isso e os poucos que sobrariam voltamos todos para as cavernas a caçar para sobreviver com paus e pedras. Boa Tarde e cuide bem de seus neurônios que sobraram.

          • Rubens Gabriel Dos Santos disse:

            Meu caro, não substime. O seus conceitos sobre capitalistas estão se desmoronando. Com o colapso atual da crise que se estende na nossa humanidade, o capitalismo se desmoronara da face da terra. Lamentavelmente o regime de capitalista de produção deve estar em primeiro e último estágio. Consequencias se desmoronar-se e a desaparecer como um castelo de cartas. Com certeza a humanidade ainda padecer os machos do capitalismo por mais ou menos tempo. Pior que isso, padecerá os machos normais do regime capitalista de produção e, além disso, os derivados da sua potência e, em algum momento, os de seu ocaso. As condições são necessárias para a expansão do sistema econômico e social? Se a base de dados está na base de uma tendência decrescente da taxa de lucro e que a mesma tendência não se encontra real, somente temporária, a contestação do meio dos lucros fictícios, temos uma resposta. O capitalismo só poderá sobreviver, com nova roupagem, sobre uma base de um grau ainda maior de superexploração do trabalho.
            O ganho longo período de colapso da atualidade, marcado pelo aumento do desemprego, a precarização do trabalho e a marginalização do trabalho não-salarial, assim como o fato de uma nova etapa do capital só ser possível sobre uma base de uma segunda etapa da exploration, implic that the capital already not mais nothing a provide for a human A verdade é que vivemos um regime que significa uma verdadeira tragédia para uma parte importante da humanidade, ao lado da pobreza para a grande parte do resto. O período do colapso da atual etapa e o futuro do capital só aumentará a tragédia. Acreditar no retorno de um capitalismo capaz de crescer e sustentar as concessões às trabalhadoras em crivo em ilusões; divulgar idéias nesse sentido é disseminar falsas esperanças. Uma perspectiva reformista produz um grande dano político. O capitalismo de amanhã é o que é pior que o de hoje. Nos nossos dias, para a humanidade, o capitalismo teoricamente está morto, é necessário matá-lo historicamente. E isso será muito difícil, mas não é impossível. Uma revolução socialista é uma esperança única.

          • Marcos TC disse:

            Não existem quaisquer trabalhos de marxistas ou conservadores (que leem mais marx do que esquerdistas) que de suporte para seus devaneios. Passar bem, que não tenho tempo para ficar discutindo seus desejos. Tchau Querido.

  9. Jose Bem Maior disse:

    A tá…, o bom inimigo de estimação hein…
    Os militares do país das bananas, que nunca foram pro campo de batalha, e não sabem proteger nem as fronteiras do Brasil, dos HELICOCAS de políticos e do PCC, que vão e vem livremente da Bolívia
    _ Tragicômico !

  10. Nilson Moura messias disse:

    Os milicos não respeitar constituição nenhuma. São entreguistas, golpistas e reacionários.

    • ALMANAKUT BRASIL disse:

      Quem segue um belzebu com esse, que apoia DITADURAS comunistas, terroristas, guerrilheiros, corruptos, traficantes, bandidos, e o tudo o que nunca prestou na face da terra, não tem moral para falar em democracia e, muito menos, em nome do povo brasileiro que está pagando e continuará pagando o assalto feito pela maior quadrilha de bandidos da história do mundo!

      E NO FINAL DE TUDO, QUANDO A ASSEPSIA ESTIVER 90% CONCLUÍDA, O QUE MAIS INTERESSARÁ SERÁ O RESSARCIMENTO AOS COFRES PÚBLICOS!

    • ALMANAKUT BRASIL disse:

      Se Jango já era bandido, imagina um cachaceiro retirado de sindicato de quem nunca gostou de trabalhar!

    • ALMANAKUT BRASIL disse:

      E quanto mais esse povinho fala em luta, ameaça e junta esse bando de
      esfarrapados que só uma tropa de choque dá conta, é preciso tomar
      cuidado para NÃO forçarem a volta de um Comando de Caça aos Comunistas, muito mais voraz e cruel, ao qual o próprio povo de bem fará o favor de indicar onde se escondem!

      Vão procurar se instalar nas desgraças que ainda sobraram na América LatRina, porque essas também com os dias contados!

    • Alan Pereira Araujo disse:

      vc é muito equivocado amigo, Lulinha é o Neymar dos negócios.

  11. ALMANAKUT BRASIL disse:

    Infelizmente, o REGIME MILITAR, o brando, não fez como as DITADURAS comunistas que fuzilaram seus opositores sem julgamento e deu no que deu!

    A proliferação da raça maldita!

    Universidades infestadas de ratos comunistas, jornalistas paus-mandados, inclusive ex-terroristas e ex-guerrilheiros, pelegos da vagabundagem, apoiadores de DITADURAS que estão vigentes há mais de meio século, e seguidores de tudo o que não presta!

    OS MILITARES PRECISAM DEIXAR DE COVARDIA E ROMANTISMO, PARA CONSERTAR AS FALHAS DO PASSADO, CRIMINALIZAR E PERSEGUIR DE VEZ ESSA MALDIÇÃO QUE É O COMUNISMO E NÃO DEIXAR MAIS VOLTAR QUEM QUISER SAIR DO BRASIL, BEM COMO NÃO DEIXAR ENTRAR RATOS PEÇONHENTOS COMO ESSE TERRORISTA ITALIANO QUE TROUXERAM PARA CÁ!

    É SÓ NEGO TORTO, DO MANGUE, DO CAIS DO PORTO E DO INFERNO, QUE NÃO GOSTA DE MILITARES!

  12. 57ChevyBelAir disse:

    O sonho não é só dos militares.

  13. J Cícero Costa disse:

    A prisão política do Lula não fará calar a nossa voz. Lula está preso, mas o Lulismo, não !

    Porque o “lulismo” não é uma pessoa, mas uma ideologia política, um modelo político e econômico que contempla todas as classes, todas as raças, todos os credos; um sistema de governo que não segrega, que não oprime, que não abandona o seu povo, sobretudo as classes menos favorecidas; um modelo político fenomenal e bem-sucedido que beneficia e ampara a população, abrangendo a sociedade como um todo.

    O Lulismo é sobretudo uma força, um desejo, um ideal, uma paixão que povoa as mentes e habita os corações de milhões de brasileiros em todo o país.

    Luiz Inácio Lula da Silva é a semente que fez brotar esse ideal, que criou raízes e que agora é uma árvore frondosa, com milhões de ramos, flores e frutos chamada “Lulismo”, que está mais vivo do que nunca e que nas próximas eleições resplandecerá como a luz do Sol nas primeiras horas da manhã anunciando um novo dia, um novo começo, um novo tempo.

    Toda essa implacável perseguição contra o Lula se deve ao fato de o ex-presidente aparecer em 1º lugar nas pesquisas de intenções de voto. Todas as pesquisas de intenções de voto mostram LULA disparado em 1º na disputa para presidente em 2018, com aproximadamente 40% das intenções de voto, o que corresponde a cerca 60 milhões de eleitores que votariam no Lula nas eleições deste ano.

    Ao entregar Lula aos abutres, hienas e chacais da lava jato, o STF se sobrepôs à vontade desses milhões de eleitores do Lula, negando-lhes o direito de escolher seu presidente, de decidir o seu futuro, de escolher o seu destino.

    Nesse sentido, a prisão do Lula afigura-se como um tiro no pé para os seus adversários políticos, pois, como disse o próprio ex-presidente em seu discurso histórico neste sábado (7), pouco antes de sua injusta prisão:

    “Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia.”

    Sim, amado companheiro !!! Você está aí encarcerado nos calabouços dessa nova Bastilha, mas nós – milhões de Lulas – , estamos aqui, no front, e não sossegaremos na luta pela sua justa e sagrada liberdade.

  14. David Emanuel De Souza Coelho disse:

    FHC que foi sábio: deixou os milicos sem dinheiro nem pro lanche dos recrutas. Assim que tem de ser feito.

  15. Robert Oliveira disse:

    Para um jornalista, o Sr. está muito mal informado.
    A Venezuela está no inferno hoje, não somente por causa do petróleo, mas
    pq o Hugo Chaves e o Maduro, DESTRUIRAM a economia do país, com medidas esquerdistas tais como dissolução de empresas, estatização generalizada de padarias, supermercados, bancos, jornais e tvs, etc. Tabelamento de preços e controle ortodoxo do câmbio. Degenerado ano a ano, a economia de tal modo, que ficou impossível produzir qualquer coisa naquele país.
    Esse era o objetivo do PT, destruir a economia capitalista do BRASIL e nós brasileiros conseguimos IMPEDI-LOS!!!

  16. Way_down_from_Texas disse:

    Pelo visto os militares querem ter equipamentos novos e tbm mandar em todo e ainda se preparam pra voltar o estado em uma nova ditadura! Por isso que os elites e os corruptos do PSDB e o PMDB são apoiados pelo exercito!

    • Rosangela Schio disse:

      o PMDB não erra da panela e vocês não são aliados do PT? vocês bandidos não tem limites mesmo.

      • Way_down_from_Texas disse:

        O PMDB não erra de panela? Não erra não por isso o Aecio tava passando mal com o drama de hoje nê? Você igual ele são bons atores medíocres! Mentirosos corruptos péssimos e sem vergonhas! Você mesma ta descrevendo o Aecio que realmente não tem limites!
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Marcos TC disse:

      Todo comunista morre de medo de um coturno

  17. Fábio disse:

    Faltou o autor dizer que Lula é acusado de corrupção na compra desses jatos. É uma de suas futuras prováveis condenações. Até naquilo que o autor elogia, há um rastro delinquente do PT.

  18. Walldemar Sobrinho disse:

    Não sou militar, mas acho que esquerdistas que praticassem crimes hediondos deveriam ter tratamento nos moldes do DOPS e não ficarem hospedados em “flat residences” públicos com frigobar, TV, aparelhos de ginástica e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie