Publicidade

Deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ). [fotografo]Agência Câmara[/fotografo]

Projeto tenta barrar filho de Bolsonaro em embaixada

12.07.2019 16:49 17

Reportagem Em
Publicidade

A indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à embaixada do Brasil nos Estados Unidos promete criar mais um conflito para o governo na Câmara dos Deputados. É que, apesar de um aliado ter apresentado uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite ao filho de Bolsonaro assumir a carreira diplomática sem renunciar ao mandato de deputado federal, outro grupo de parlamentares está se movimentando para barrar a nomeação. Projeto de Lei (PL) protocolado nesta sexta-feira (12) pelo Cidadania, por exemplo, tenta evitar indicações políticas no Itamaraty, pois exige que os embaixadores sejam da carreira diplomática.

> Eduardo Bolsonaro diz que aceita ser embaixador nos EUA

O projeto de lei é de autoria do deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ), que, hoje, é o único diplomata a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Vi com muita preocupação essa ideia do presidente Jair Bolsonaro de nomear o seu filho como embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Em primeiro lugar, porque isso significa um desprestígio a essa carreira, que está nas maiores tradições da nossa República. Em segundo lugar, essa nomeação surgiu sobre a sombra do nepotismo”, reclamou o deputado, que, diante disso, trouxe um PL e uma PEC para o Congresso nesta sexta-feira.

“O Cidadania apresenta hoje um projeto de lei no sentido de que os chefes das missões diplomáticas brasileiras sejam exclusivamente pertencentes aos quadros da carreira diplomática do Serviço Exterior brasileiro”, anunciou Calero, dizendo que esse projeto atende aos anseios da sociedade brasileira “que quer que os critérios meritocráticos sejam prestigiados na escolha dos ocupantes das funções públicas”. “Temos que que ter escolhas meritocráticas que venham das carreiras consolidadas do funcionalismo público”, defendeu o deputado, que também começou a colher assinaturas para apresentar uma PEC neste mesmo sentido.

Publicidade

O Cidadania explicou que o Projeto de Lei foi protocolado logo porque tramita de maneira mais rápida e já poderia nortear este caso de Eduardo Bolsonaro. A Proposta de Emenda à Constituição consolidaria essa proposta pois altera a Constituição, mas, como leva mais tempo para ser aprovada, será apresentada num segundo momento, quando Calero conseguir as 171 assinaturas que precisa para protocolar a PEC.

Uma PEC que caminha no sentido contrário, porém, está caminhando na bancada que apoia o governo. O texto foi proposto pelo Capitão Augusto (PL-SP), presidente da bancada da bala, em 2015, mas não havia ido para a frente. Agora, saiu da gaveta e ganhou o apoio do PSL. Por isso, precisa de pouco menos de 30 assinaturas para ser protocolada, o que pode acontecer ainda neste semestre.

> Aliado propõe que Eduardo Bolsonaro assuma embaixada sem renunciar ao mandato

Publicidade
Publicidade

17 respostas para “Projeto tenta barrar filho de Bolsonaro em embaixada”

  1. Erminio Lima Neto disse:

    Esta discussão já está ficando muito chata. Temos assuntos muito mais importantes para debater, como a reforma tributária, politica, a reforma do ensino, o sus, etc. E mais, também não da mais para engolir os engomadinhos do Instituto Rio Branco, que estudam muito mais o Karl Marx do que negociação comercial, por exemplo, de suma importância na globalização. Por fim, o Decreto 75.350/75 da esta prerrogativa ao Presidente.

  2. Reginaldo Lucia disse:

    Apesar de não concordar com essa possível nomeação, não se pode restringir a indicação pelo presidente de postos sejam quais forem! Existem bons nomes fora do Rio Branco que seriam excelentes representantes. Não podemos esquecer o chanceler da era petralha, que inclusive saiu do Rio Branco, que tantos estragos causou em nossa política externa!

  3. JOSE BENEDITO NEVES disse:

    A Embaixada do Brasil nos Estados Unidos é o ápice da carreira de um Diplomata de Verdade. Aquele que cursou o dificílimos Instituto Rio Branco, começou na diplomacia num estágio inferior, foi galgando postos, até ser habilitado a ser Embaixador. Começou exercer essa função em países de melnor relevância (África, Caribe, etc) até que após DEZENAS DE ANOS de exercício da verdadeira Diplomacia, viu-se habilitado a uma Embaixada de Primeira Linha. Daí, esperançoso de ter o brilho de uma embaixada nos Estados Unidos, aparece um “filhote de paraquedista” que, saltando de paraquedas, cai nas graças do Pai que, entendendo de paraquedismo o nomeia para a mais almejada Embaixada, pulando por cima de todos aqueles verdadeiros Diplomatas. E, isso, porque tem os requisitos necessários: completou (ontem) 35 anos de idade; sabe falar inglês; sabe falar espanhol e, principalmente, “sabe fritar hambúrguer”. – É um fato verdadeiramente LAMENTÁVEL, inexplicável, inconcebível. É a inversão dos valores verdadeiros que deveriam imperar neste País, após tantas esperanças depositadas no novo Presidente. Declaro isso, com gosto amargo na boca e lamento no coração. Votei no Bolsonaro, fiz campanha para ele, achei que havíamos encontrado um Mito. Vibrei com a sua eleição. Mas, não posso deixar de sentir, por atos como esses, verdadeira frustração. Ainda tenho alguma esperança que o Capitão se ajuste ao seu novo cargo, o mais importante da República e reflita sobre a importância e a liturgia que o cargo exige. Continuo a achar que Jair Bolsonaro foi a melhor opção que encontramos para este país que estava sendo vendido. Espero, sinceramente, que ele comece a governar como prometeu fazer. JOSE BENEDITO NEVES

  4. Monteiro disse:

    Isto está parecido com aquela história do império romano,em o imperador Calígula nomeou seu cavalo Incitatus como senador.

  5. Felix A Macedo disse:

    O mundo inteiro dando risada do desgoverno Bozonaro, que lembra aqueles ditadores cucarachas dos anos 50. Era só o que faltava pra envergonhar o Brasil e o povo brasileiro nomear o filhote boçal e chapeiro de hambúrguer como Embaixador nos EUA. Parece Nero, em Roma, que nomeou seu cavalo como Senador. Um deslumbrado bobalhão sem cultura e refinamento como esse será facilmente manipulado pelo governo norte-americano e motivo de riso nas embaixadas.

    • Reginaldo Lucia disse:

      Para um país que já teve uma anta como presidente, não é de se estranhar essa possível nomeação.

      • Felix A Macedo disse:

        A anta atual faz nos sentir saudades da anta anterior.

        • Reginaldo Lucia disse:

          A anta atual vai fazer este país crescer e desenvolver. Se tens saudades da anta anterior você vai ficar com saudades da crise. Você é daqueles que o quanto pior é melhor, não é?

          • Felix A Macedo disse:

            Ahahaha só se for crescer a fortuna imobiliária dele e da família com dinheiro dos nossos impostos . Porque nisso ele é expert! Mamou durante 28 anos como deputado sem fazer absolutamente NADA! Saudações à Val do Açaí! rssss

          • Reginaldo Lucia disse:

            O presidente é ex funcionário público e os filhos são ainda. Talvez seja por isso o risco de quererem mamar!

          • Felix A Macedo disse:

            Mamou bastante auxilio-moradia mesmo tendo trocentos imóveis. E contratou uma penca de assessores, boa parte da família dele, tudo pago com os nossos impostos. Essa famiglia sabe viver bem às custas dos contribuintes!

          • Reginaldo Lucia disse:

            Ele podia se transferir para o pt, psol, pcdob, e todas essas porcarias de esquerda porque as ações são iguais! Auxílio moradia, auxílio mudança, aposentadoria especial, todas as mamatas que os escrotos de esquerda adoram enquanto têm o cinismo de falar de proteção aos pobres.

          • Felix A Macedo disse:

            Bolsonaro e famiglia usufruiram e usufruem de tudo isso. E não renunciaram a essas mordomias. Eles são de esquerda?

          • Reginaldo Lucia disse:

            Se você entender o que eu disse antes, repito: eles poderiam ir para essas porcarias de esquerda, porque nenhum desses escrotos de esquerda renuncia às mamatas. Isso é um fato! Todos são farinhas do mesmo saco nesse aspecto. A esquerda é uma gente safada que só pensa neles com o rótulo de protetor de pobres, para eles é o “quanto pior melhor”. Para o Bolsonaro e filhos ainda estão pensando, pelo menos um pouco, no melhor para os brasileiros.

  6. Edison Sampaio disse:

    Pois é… Tenho dito sempre q acertamos na Mega-Sena ao elegermos Bolsonaro, pois muito antes ele do q Haddad. Além do mais, Bolsonaro cercou-se de bons Ministros, salvo uma ou outra excessão. Contudo, convenhamos, Bolsonaro dá uma mancada a cada dia e está sendo impossível contê-lo dentro de atitudes razoáveis. A gente sente q ele é homem de boas intenções, mas nem só essa qualidade faz um bom Presidente. Veja essa agora de pretender nomear o filho para Embaixador nos EUA. Ora, o “menino” não cursou o Instituto Rio Branco; nunca exerceu cargo diplomático; não sabe das regras complexas da diplomacia… Mas Eduardo declarou q sabe espanhol e inglês, é amigo dos filhos de Trump e sabe fritar hambúrguer (kekeke!!!). Se a nomeação fosse para uma embaixada numa ilha do Pacífico, ainda dava para passar, mas para a embaixada em Washington, olha, isso é loucura do Bolsonaro e é claro q o Senado vai barrar.
    ????

  7. João Orestes Daruy disse:

    Chora PTzada kkkkk…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie