Publicidade

Guilherme Boulos e Heloísa Helena devem liderar a federação. Foto: reprodução redes sociais

Eleições 2022

Psol oficializa apoio à candidatura de Lula

30.04.2022 18:07 0

Nota Reportagem Em
Publicidade

O diretório nacional do Psol oficializou neste sábado o apoio do partido à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. O Psol formará uma federação com a Rede, que esta semana também fechou apoio à candidatura de Lula.

O candidato do PT já tem assim em torno da sua candidatura o apoio fechado dos seguintes partidos: PSB, PCdoB, PV, Rede e Solidariedade. Lula também trabalha para obter apoios setoriais no MDB (caso de Alagoas) e do PSD (caso de Minas Gerais). De acordo com as pesquisas, Lula lidera a corrida eleitoral, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

“A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é, sem dúvida, a melhor tática para derrotar Bolsonaro”, disse o presidente do Psol, Juliano Medeiros. “Estamos felizes e esperançosos com essa decisão”. Juliano Medeiros afirmou que já na semana que vem o partido iniciará as conversas para participar do conselho político da campanha de Lula e da coordenação do programa de governo.

No caso da Rede, partido com o qual o Psol formará federação, o apoio oficial é a Lula. Mas o partido aprovou uma cláusula de exceção que permite a alguns de seus filiados apoiarem também Ciro Gomes, do PDT. A cláusula se destina especialmente à ex-senadora alagoana Heloisa Helena, que será candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro. Heloisa Helena já declarou apoio a Ciro.

Publicidade

Havia ainda na Rede outro apoio reticente: o da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. No ato que oficializou esta semana o apoio da Rede a Lula, nem Heloisa nem Marina estiveram presentes. Marina diz esperar por um aceno de Lula para anunciar sua decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie