Publicidade

STF decide que Justiça eleitoral fica com todos os casos que incluírem caixa 2

14.03.2019 14:57 10

Reportagem Em
Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na tarde desta quinta-feira (14), que a Justiça eleitoral deve assumir todos os casos em que houver crimes eleitorais, como o caixa 2, mesmo que as investigações também incluam outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro, por exemplo. A decisão é uma derrota para a força-tarefa da Lava Jato, que defendia o fatiamento dos casos entre o foro eleitoral e o comum.

O resultado, como já se previa conforme o posicionamento prévio dos ministros, foi de 6 votos a 5 pelo não fatiamento. Nesse sentido votaram o presidente da Corte, Dias Toffoli, além de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello. Já os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso votaram pela proposta derrotada, que previa a manutenção na Justiça comum do que não for crime eleitoral.

Procuradores da força-tarefa da operação Lava Jato e alguns juristas afirmam que o combate à corrupção no Brasil ficará comprometido nesse panorama, porque o TSE e os TREs não têm estrutura e especialização para assumir estes casos. Os procuradores defendem que os esquemas em que houver ambos os crimes (comuns e eleitorais) devem ser separados.

Os ministros ressaltaram, no entanto, que os juízes eleitorais decidem se têm ou não competência para julgar os casos que chegarem aos tribunais. A Justiça eleitoral pode, se entender dessa forma, declinar da competência e levar os casos à Justiça comum.

Publicidade

>> Toffoli se irrita com crítica e diz que vai entrar com representação contra procurador da Lava Jato

10 respostas para “STF decide que Justiça eleitoral fica com todos os casos que incluírem caixa 2”

  1. João Orestes Daruy disse:

    Traidores da Pátria, lixos!

  2. luciano damiao disse:

    Eu tenho nojo do STF, só tem bandido togado..

  3. Antonio De Padua Silva disse:

    Ou seja, quem comete crime de Caixa Dois? São os políticos. Cometeram muito. Quase todos eles cometeram e agora vão continuar cometendo livremente, pois estarão impunes. Houve, no Brasil, um vislumbre sobre punição pelos crimes cometidos, mas agora, tudo volta a estaca zero. Quero saber quem já foi condenado por crime eleitoral, talvez o zezinho que esqueceu de ir votar. Se o tribunal eleitoral deveria, estar julgando esse crime, por que não exerceu esse dever até agora? Omissão ou relapso?, Sim, pois pelo que eu vi, não criou-se uma lei, mas rebuscaram entre os diversos escritos legais já existentes. Então, de um lado ou de outro, houve omissão, que muito sabiamente a justiça comum, na pessoa do Dr. Sergio Moro procurou preencher essa lacuna, pois justiça é justiça, É UMA SÓ.

  4. Valdir disse:

    STF, VERGONHA BRASILEIRA!
    Quem diria hein Sr. Alexandre de Moraes…. Afeta seus amigos do PSDB, né?

    • wzfr disse:

      O careca mudou de lado $$$, quando era secretário de segurança em sp bradava contra a corrupção….

      • Valdir disse:

        Tá desanimador!
        Nem com o grande percentual de renovação do Congresso, continuaremos “na esperança”. Não tem políticos “machos” (no sentido figurado, ambos sexos) para colocar ordem nessa joça!

    • ODIN disse:

      Vergonhoso. Lula será solto e sairá pela porta da frente.
      Infelizmente nuvens negras do esquerdismo pairam sobre o STF.

      • Valdir disse:

        A coisa está desandando. Noticiaram hoje na Jovem Pan que o Rodrigo Maia chamou Alcolumbre, Toffoli e Bolsonaro para um almoço sábado. Ele está tomando espaço e está manipulando. Não seria de bom tom que Bolsonaro participe desse almoço, pois terá conotação de acordo entre os poderes, que contraria a independência dos mesmos.

  5. wzfr disse:

    VIVA A CORRUPÇÃO, VIVA A PRESCRIÇÃO, VIVA A IMPUNIDADE…….A SANGRIA FOI ESTANCADA (ROMERO JUCÁ), HOJE E DIA DE FESTA PARA OS POLITICOS CORRUPTOS, LADRÕES, LESA PÁTRIA, GRAÇAS AOS TRAIDORES DO $TF SUPREMO TRIBUNAL DOS FARSANTES…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie