Publicidade

Guilherme Boulos critica a independência do Banco Central por considerar que ela afasta a política monetária da população. Foto: José Cruz/ABr

Senado aprova permissão para Banco Central receber por depósitos voluntários

03.11.2020 19:53 1

Publicidade

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto que permite ao Banco Central receber depósitos voluntários remunerados das instituições financeiras. Trata-se de mais uma opção para a autoridade monetária controlar o volume de liquidez na economia. O texto é de autoria do líder do PT, senador Rogério Carvalho (SE). “Esse texto é mais importante que a independência do Banco Central”, defendeu a relatora, senadora Kátia Abreu (PP-TO).

O projeto foi aprovado de forma simbólica, resultante de acordo entre o governo e a oposição. O único destaque apresentado foi rejeitado. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

O texto permite que os bancos privados façam depósitos voluntários ao BC em troca de remuneração. O instrumento servirá como alternativa à operação compromissada, que exige comprometimento de recompra ou revenda, além também de ser contabilizada na dívida pública, diferente do depósito voluntário.

Publicidade

O texto não obriga o BC a substituir todo o volume de operações compromissadas por
depósitos voluntários remunerados, sendo apenas “mais um instrumento de ação”, nas palavras da relatora.

Segundo Kátia Abreu, a intenção do projeto é “dotar a autoridade monetária de mais um instrumento de ação” para cumprir objetivos como a garantia do poder de compra da moeda nacional, a manutenção da liquidez da economia em nível adequado e o de zelar pela estabilidade e aperfeiçoamento do sistema financeiro.

Ainda caberá ao Banco Central regulamentar a remuneração, os limites, os prazos, as formas de negociação e outras condições para o acolhimento dos depósitos a prazo das instituições financeiras. O BC também deverá apresentar informações sobre essas operações em audiências públicas da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Ao defender esse projeto e o de autonomia do BC, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que as matérias sinalizam que o Congresso está comprometido com a agenda de reformas. “Nós precisamos sinalizar que o Senado vai retomar a agenda estruturante de reformas, para que o Brasil possa vencer essa grave crise econômica que nós estamos enfrentando.”

Publicidade
Publicidade

Senado aprova voto de repúdio contra decisão sobre “estupro culposo”

Uma resposta para “Senado aprova permissão para Banco Central receber por depósitos voluntários”

  1. Álvaro César Nascimento disse:

    O titulo está errado. O BC não vai “receber” por depósitos. Vai pagar, como a matéria aliás deixa claro. Melhor seria: “Senado aprova permissão para Banco Central remunerar depósitos voluntários dos bancos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie