Publicidade

Reprodução do documentário Democracia em Vertigem de Petra Costa Imagem: Reprodução/Netflix

Políticos reagem à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar

13.01.2020 12:56 10

Publicidade

O brasileiro Democracia em Vertigem foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. A produção, distribuída pela Netflix, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sob o ponto de vista da diretora Petra Costa. Por isso, sua indicação despertou muitos comentários políticos nas redes sociais, com a oposição comemorando o reconhecimento do Oscar e a direita chamando o documentário de ficção. Veja abaixo o que os políticos disseram.

> Opinião: Democracia em vertigem

A indicação de Democracia em Vertigem, que já vinha se destacando com indicações a outros festinais internacionais de cinema, foi anunciada pelo Oscar na manhã desta segunda-feira (13) e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Em pouco mais de duas horas, foram mais de 236 mil tuítes sobre o Oscar, sendo mais de 26 mil sobre a produção brasileira e mais de 6 mil sobre a diretora Petra Costa.

A maior parte desses posts partiu de internautas que parabenizaram o feito da diretora brasileira, que pode ser a primeira mulher latino-americana a ganhar um Oscar, e comemoraram a visibilidade recebida pelo processo que alterou o rumo da política nacional ao tirar Dilma Rousseff do poder em 2016.

Publicidade

Entre esses internautas estão representantes da oposição como o ex-presidente Lula, que chegou a dizer que “a verdade vencerá”. “O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes”, acrescentou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Na sua conta oficial, o PT argumentou que o “filme de Petra Costa mostra os bastidores do golpe contra a presidenta Dilma, assim como a prisão arbitrária de Lula e a ascensão de Jair Bolsonaro”.

Veja o que os políticos de oposição falaram sobre a indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar:

Os representantes da direita brasileira não fizeram tantos comentários sobre a indicação da produção brasileira ao Oscar. O ex-presidente Michel Temer (MDB) e o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, ainda não comentaram o assunto. Os filhos de Bolsonaro também não. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que é aliada da família Bolsonaro, foi uma das poucas a falar sobre o Democracia em Vertigem e limitou-se a dizer que “todo mundo vai perder” com isso. Veja:

Os movimentos cívicos que contribuíram com o impeachment de Dilma, por sua vez, fizeram questão de questionar a veracidade da leitura feita pelo documentário de Petra Costa sobre esse fato. O Movimento Brasil Livre (MBL), que foi um dos principais articuladores do impeachment e recentemente rompeu a aliança com Jair Bolsonaro, por exemplo, chamou a produção de mentirosa.

“Uma farsa gigantesca que ignora milhões de brasileiros que foram às ruas contra o maior escândalo de corrupção da história, acaba de ser indicado ao Oscar”, escreveu o MBL, que lembrou ter feito o próprio filme sobre o impeachment, o Não Vai Ter Golpe. Veja:

O Vem pra Rua seguiu o mesmo caminho do MBL, dizendo que a produção “trata-se de uma obra de ficção e não de um documentário”. O movimento ainda ofereceu “um Oscar para cada brasileiro que lutou para derrubar o governo mais corrupto da história”.

O PSDB seguiu o exemplo do MBL e do Vem pra Rua, chamando o documentário sobre o impeachment de ficção e fantasia. Confira:

> Bolsonaro veta lei de incentivo ao cinema; deputado quer reverter decisão

> Cristovam faz inventário dos erros da esquerda e do centro que levaram Bolsonaro ao poder

10 respostas para “Políticos reagem à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar”

  1. João Damaceno disse:

    Mesmo que não vença, agrade ou não, só o fato de ter sido indicado já é um grande feito. Vou adorar ver a cara desses “beija-botas” de americanos se o Documentário for escolhido como o melhor entre todos os indicados!

  2. RODRIGO disse:

    MBL, Vem pra rua e PSDB acharam ruim deste documentário!? Ah tá, preciso dizer mais nada… Se o documentário pegar este Oscar, não sei o que será da vida desses bolsominions!! Prevejo chororôs e dizendo que a premiação está contaminada pelos comunistas e foro de SP!! Com o fim da dedução IR para gastos de empregadas domésticas nem estão preocupados!! Que coisa!!!

  3. Theo Cullan Bido disse:

    E os Minions só tem os vídeos que o veio da Havan produz para publicar no Facebook, os fakes de whatsapp e o documentário falido do MBL. Aos poucos as máscaras vão caindo, logo o Bozo será desmascarado.
    A verdade prevalecerá!

  4. CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

    1o. que o nove dedos não é político.. é ladrão, é corrupto, é chefe de quadrilha CONDENADO.

    2o. que a verdade JÁ VENCEU. Por isso a dentruça terrorista ladra foi chutada e o nove dedos foi condenado e enjaulado..e por isso o pute foi CHUTADO pra sempre do poder

    3o. o fato de esta comédia ficção ter sido indicada.. não muda NADA. ABSOLUTAMENTE NADA. Aqui na realidade.. o Brasil CONTINUA e vai continuar pra sempre LIVRE desta corja imunda comandada pelo nove dedos.

  5. Felix disse:

    O Oscar vale o que? Os políticos valem o que?

  6. Pedro Ferrenha Cerqueira disse:

    Um documentário feito por uma diretora escancaradamente esquerdista, obvio que estará cheio das mentiras que a esquerda atrasada tenta impor a população. Obviamente não será mencionado no documentário as pedaladas da Dilma, seu passado terrorista, tampouco a organização criminosa chefiada pelo Lula que roubou bilhões, a condenação do Lula em três instancias do judiciário, e sua prisão, etc. Então diante disto tudo não passa de um documentário FAKE.

  7. mariossergio disse:

    Será que um documentário produzido por um petista cita as pedaladas? E as despesas sem prévia autorização do Congresso? Claro que não! Então trata-se de um fake-documentário!

    Pode até ser que a produção do filme tenha sido bem feita, mas sua mensagem é uma mentira. É o PT tentando induzir patranhas ao mundo.

  8. Silas A. Santos disse:

    Grande notícia !!! Espero que vença !!!
    Mesmo porque, como otimista e esperançoso que sou, creio que SEMPRE a VERDADE prevalecerá sobre a mentira; assim como a LUZ prevalece contra as trevas….
    Parabéns a Petra, e a todos os outros… Parabéns aos brasileiros de fato !!!!!

    • CARLOS ALBERTO RANGEL disse:

      Eu tenho certeza de que vai vencer.. exatamente como o nove dedos venceu o Nobel da paz… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkk
      E antes que eu me esqueça.. a LUZ já venceu as trevas.. POR ISSO chutamos o rabo gordo da dentuça terrorista e já enjaulamos o nove dedos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie