Publicidade

Gilmar Mendes declarou que Curitiba foi "o germe do fascismo". Foto: STF

"rachadinhas"

Julgamento sobre caso das “rachadinhas” pode entrar na pauta, diz colunista

12.11.2021 09:10 0

Nota
Publicidade

Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar ainda neste ano o processo que trata do foro especial do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no caso das “rachadinhas”. O ministro Gilmar Mendes sinalizou a colegas da Corte que quer pautar o julgamento do recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) nas próximas semanas.

A definição sobre o foro é importante para o andamento de investigações sobre o caso no MPRJ. O inquérito corre risco de voltar para a estaca zero depois de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomada nessa semana, que anulou todas as decisões do juiz Flávio Itabaiana, dia 27ª Vara Criminal do Rio. O tribunal aceitou o argumento de que Flávio teria a chamada “imunidade cruzada”, porque deixou de ser deputado e passou a ser senador, mantendo o status privilegiado. Com isso, as decisões do juiz fluminense não poderiam ser válidas.

A decisão do caso, no entanto, pode ainda sim ser revertida: o Ministério Público do Rio de Janeiro recorreu diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter a investigação das rachadinhas no Rio de Janeiro. O caso, no entanto, ainda não foi julgado.

Entre as determinações de Itabaiana, o pedido de prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio apontado como operador do esquema de rachadinhas na Alerj.

Publicidade

O tema chegou a ser pautado em setembro, mas foi retirado da agenda. A Segunda Turma do STF vai analisar um recurso apresentado pelo MP do Rio que tenta derrubar a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, que garantiu foro especial a Flavio, em junho de 2020, e transferiu o processo para a segunda instância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie