Publicidade

Ministro Sergio Moro classificou como "disciplina" o tratamento dado pelos agentes nos presídios do Pará [Foto Ministério da Justiça]

Moro deve ser convocado na Câmara para explicar denúncia de tortura no Pará

08.10.2019 20:05 12

Publicidade

Deputados de oposição apresentaram um requerimento de convocação na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, para que o ministro da Justiça, Sergio Moro, compareça na Casa para esclarecer as denúncias de que a força-tarefa enviada por ele aos presídios do Pará, estariam torturando presidiários.

> MPF diz que presidiários estão sofrendo torturas generalizadas no Pará

“Nós entramos com um requerimento de convocação do ministro Sergio Moro para vir na Comissão de Direitos Humanos falar sobre essas denúncias de tortura. Espero que o requerimento seja aprovado o quando antes”, afirmou o líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ).

O requerimento de convocação é de autoria de Molon e do deputado Bira Do Pindaré (PSB-MA) e se aprovado pela comissão, obrigará o ministro Moro à comparecer no colegiado. Caso Moro venha a faltar ou mentir na audiência, poderá sofrer sanções que podem resultar em afastamento definitivo do cargo.

Publicidade

Nesta segunda (7) Moro esteve no Pará e disse não concordar com à propositura da ação do Ministério Público Federal (MPF). “Acho que as bases que levaram à propositura desta ação não estão corretas. Tenho absoluta crença de que, assim que os fatos forem totalmente esclarecidos, esta questão vai ser resolvida. A intervenção levou disciplina para dentro dos presídios”, disse Moro.

Para Molon, o ministro confunde disciplina com tortura. “É inaceitável seu comportamento, já que ele tentou justificar as denúncias e pareceu confundir disciplina com tortura. Desdenhou de uma denúncia gravíssima de um órgão respeitável que é o Ministério Público Federal. Eu confesso que dele eu não esperava esse comportamento, porque alguém que foi juiz federal e alguém que é chefe da policia federal não poderia tentar minimizar denúncias dessa gravidade”, completou o parlamentar.

A denúncia do MPF aponta que os agentes estão torturando detentos com violação anal, pregos nos pés, urina de rato, mandando mulheres sentarem nuas em formigueiros e “tocando” visitantes.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJSP) nega as acusações feitas com base em relatos de presos, testemunhas, familiares, profissionais do MPF, Comissão de Direitos Humanos da OAB, além de  fotos e vídeos.

Publicidade
Publicidade

> Bolsonaro classifica como  “besteira” a denúncia de tortura generalizada no Pará

> Entre agora no Catarse para colaborar com o jornalismo independente

12 respostas para “Moro deve ser convocado na Câmara para explicar denúncia de tortura no Pará”

  1. Alec Garcia disse:

    Eu não cometi crime, logo não estou sofrendo na cadeia. Simples né. Viu como dá para viver sem problemas de prisão, é só não cometer crime.

  2. Flavio Medeiro disse:

    No Brasil o rabo balança o cachorro. Alessandro Molon parecia ser um homem sério mas não passa de mais um palhaço, como dizia o eterno Chapolin, se aproveitam de sua nobreza, sentem saudades de Tarso Genro e de Renan Calheiros como Ministros da Justiça. Esses eram exemplos de boa conduta…cada vez mais nojo de todos da Câmara.

  3. Eduardo disse:

    Está história de tortura é antiga…o preso…ou seja o criminoso que na hora de matar não teve piedade vem agora inventar que está sendo torturado….Agora vão achar que Moro e Bolsonaro são culpados pela mentira de tortura……Mas a imprensa como UOL e FOLHA já condenam o ministro e o presidente.

    • Paula Gllória disse:

      “ELE É O MAIOR LADRÃO DA HISTORIA DO BRASIL” ISSO MESMO, LEVEM ELE PARA PARIS, VENEZUELA OU CUBA, INFORMAÇÃO AO BTG GEROU PROPINAS A LULA E À CAMPANHA DE DILMA, DIZ PALOCCI. FORA OS 500 BILHÕES DESVIADOS DO BNDS PARA PAISES DITADORES É MOLE. MAS OS MEMBROS DA SEITA COMO SEMPRE VÃO NEGAR. AINDA BEM QUE O ANTIPETISMO VENCEU. VIVA O FENÔMENO BOLSONARO, ATÉ A ESQUERDA RECONHECE HOJE O FENÔMENO BOLSONARISMO, É MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO, VEIO PARA FICAR.

  4. julio disse:

    Se ficar provado que essas torturas tinha o conhecimento do Ministro Moro, não há outra solução a ser tomada a não ser o afastamento imediato do cargo… É inadmissível, sob qualquer ponto de vista, que se tolere esse tipo de comportamento por parte de agentes do Estado.

    • Eduardo disse:

      Então se houve tortura…o que é mentira o Moro seria o culpado….Chega de inventar história….O preso quer regalia…mas na hora dele matar um inocente ele é cruel…

    • Alec Garcia disse:

      Coitado dos presos, só porque são vítimas da sociedade, os cidadãos de bem não têm esse cuidado por parte dos congressistas e dos que comentam aqui. Coitado deles, estou com dó deles. Se não quer estar preso é só não cometer crime, é simples, muito simples.

  5. Lulu do cavaco Aranha disse:

    MITO REELEITO NO PRIMEIRO TURNO!
    MORO MINISTRO DO STF, E PRESIDENTE EM 2026!
    LULA NA CADEIA COM VÁRIAS OUTRAS CONDENAÇÕES!
    CHOREM DERROTADOS HISTÉRICOS E ÓRFÃOS DO DINHEIRO PÚBLICO!!!

  6. Tutu 10 disse:

    171 do PT/PSOL/REDE e PCC o mais novo associado. Mesma estorinha inventada no regime militar. Só faltou inventarem rato no boga, como a Dilma e cobra como a Miriam Leitoa.

  7. Carlos Sil disse:

    EXCELÊNCIA NÃO DEVE IR JUSTIFICAR A ESSES LARÁPIOS CORRUPTOS, E SIM COLOCÁ-LOS ESSES MELIANTES EM SEUS DEVIDO LUGARES, CADEIA PRA BANDIDOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie